Foram lançados, no dia 6 de outubro, 7 meses depois dos primeiros casos de COVID-19 em Portugal, o website e os dashboards desenvolvidos no âmbito de dois projetos de implementação rápida para soluções inovadoras de resposta à pandemia, nomeadamente COMPRIME e COMPRI_Mov.
Este website e seus dashboards são ferramentas que pretendem providenciar um contributo para melhorar o conhecimento e o apoio à decisão e, simultaneamente, atuar como um espaço promotor da partilha e discussão da evidência que vai sendo criada sobre diversos aspetos associados à pandemia de COVID-19 — concretamente, os que estão relacionados com os fatores que influenciam as dinâmicas de propagação do SARS-CoV-2 (nas suas relações com os perfis demográfico e socioeconómico dos territórios, à escala do concelho) e com a avaliação do risco de propagação associado à mobilidade das populações, atendendo à intensidade, motivação e padrão geográfico dos fluxos, entre outros fatores.
Estes instrumentos decorrem dos dois projetos financiados pela FCT, no âmbito do concurso “RESEARCH 4 COVID-19”, cujo objetivo é incentivar a realização de projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento que consigam responder às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Ambos os projetos resultam da parceria entre professores e investigadores da ENSP-CISP e o IGOT-CEGda ULisboa nas coordenações, e a FF-UL e FM-UL. No caso do COMPRIME, conta também com elementos dos ACES Lisboa Central, Oeste Sul, da Câmara Municipal de Torres Vedras. O COMPRI_Mov inclui, para além das equipas do IGOT-CEGda ULisboa , ENSP-CISP e FF-UL e da FM-UL, parcerias com o ACES-Lisboa Central, a ALTICE-PT, a ACSS e as AMLe AMP.