A revista norte-americana Time questiona, num artigo publicado a 21 de maio, o papel da pandemia de COVID-19 no que toca à redução do turismo e como isso pode afetar os centros das cidades europeias. Ana Gago e Luís Mendes, investigadores do CEG — Centro de Estudos Geográficos, contribuem para este debate.

Europe’s City Centers Pushed Out Residents for Tourists. Could the Coronavirus Reverse the Trend?” — este é o mote do artigo da Time que cita os investigadores portugueses.

Ana Gago, investigadora do CEG e membro do coletivo Habita, descreve a crise que resultou da pandemia como tendo iluminado “casos extremos e, infelizmente, não isolados, como apartamentos superlotados, com até 6 pessoas por quarto”.

Luís Mendes, investigador do CEG identificado como um dos principais especialistas portugueses em gentrificação, diz que, na capital portuguesa, tem ocorrido o que ele chama de “turbogentrificação”, alterando o caráter de uma cidade residencial movimentada. “As políticas implementadas como resposta à crise de 2008 transformaram dramaticamente a cidade em apenas 5 anos”, diz o investigador.

Leiam mais aqui.