Categoria: Investigadora Integrada não Doutorada

Formação académica: Mestrado em Estudos sobre desenvolvimento

Grupo de investigação: MIGRARE

Email: maria.teresa.santos.1977@gmail.com

Interesses de investigação: Migrações e desenvolvimento

ORCID: 0000-0001-8750-7717

Ciência Vitae: F015-3C4D-4A05

Maria Teresa Santos encontra-se no terceiro ano do programa de doutoramento em Migrações no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa. Com quase 20 anos de experiência na gestão e coordenação de projetos para o desenvolvimento, em particular nos países de língua oficial portuguesa, dirige agora o seu foco para o continente europeu e em particular para as relações entre migrações e desenvolvimento no espaço da União Europeia.

Na sua pesquisa, toma como ponto de partida a destruição da linha rígida que separa o norte global desenvolvido do sul global subdesenvolvido, ao posicionar o debate migrações e desenvolvimento no espaço geográfico desigual da União Europeia. Pretende em particular discutir o contributos do migrantes portugueses na Alemanha para o desenvolvimento do país e regiões de origem. Fazendo uso do realismo crítico, das teorias sociais do espaço e da abordagem de economia política ela pretende refletir sobre a forma como o migrante produz natureza e espaço e a relação que esta produção mantém com noções de desenvolvimento. No seu trabalho recorre a uma abordagem multi-escalar, multi-situada e comparativa como ferramentas metodológicas.