Categoria: Investigadora Integrada Doutorada

Formação académica: Doutoramento em Biologia, especialidade Ecologia e Biossistemática, Universidade de Lisboa (Portugal), e em Sciences de l’Environnement Marin, Université de la Méditerranée (França), em regime de cotutela, 1997; Licenciatura (5 anos) em Biologia Vegetal Aplicada, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa (Portugal), 1991

Grupo de investigação: ZEPHYRUS

Email: tcabrita@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Ecologia e Ecofisiologia do Fitoplâncton; Poluição Marinha; Biogeoquímica de elementos vestigiais contaminantes emergentes

ORCID: 0000-0002-4323-4945

Ciência Vitae: 3E17-0125-F909

Google Scholar: https://scholar.google.com/citations?user=zCsi3w0AAAAJ
Researcher ID: B-5746-2014
Scopus Author ID: 6602224932
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Maria_Teresa_Cabrita2

Maria Teresa Cabrita, doutorada em Biologia, Especialidade Ecologia e Biosistemática pela Universidade de Lisboa, e em Sciences de l’Environnement Marin pela Université de la Méditerranée (França), é diretora executiva do Programa Polar Português (PROPOLAR) desde 2015, sendo responsável pelo planeamento e gestão das campanhas polares portuguesas, entre outras tarefas. É Investigadora no CEG, e as suas áreas de investigação são Ecologia e Ecofisiologia do Fitoplâncton e Poluição Marinha. Leciona Comunicação de Ciência e Ecologia da Paisagem no IGOT. É representante nacional no Council of Managers of National Antarctic Programs (COMNAP) desde 2016, no Marine Working Group do International Arctic Science Committee (IASC), e no Forum of Arctic Research Operators (FARO). Tem participado em projetos de investigação internacionais e nacionais centrados na zona costeira portuguesa e na Antártida, e nos projetos internacionais EU-POLARNET 1 e 2 sobre coordenação da investigação polar europeia. Publicou mais de 35 artigos em revistas indexadas na SCOPUS e ISI WEB of SCIENCE, 3 capítulos de livros e vários artigos de divulgação sobre ciência e logística polares. Tem coordenado e participado em várias atividades de Educação e Divulgação.