Categoria: Investigadora Integrada Doutorada
Formação académica: Doutoramento em Geografia Humana, 2013
Grupo de investigação: MIGRARE
Email: mjhortas@gmail.com
Interesses de investigação: Geografia Humana; Migrações, Educação e Integração; Educação Geográfica, Diversidade e Cidadania; Didática da Geografia
ORCID: 0000-0002-3159-8362
Ciência Vitae: 0310-7ED6-E75D

Resumo biográfico
Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação, Politécnico de Lisboa, no domínio científico de Ciências Sociais, lecionando na formação inicial de professores e educadores de infância e na formação de educadores sociais. Investigadora em Didática das Ciências Sociais. Entre os projetos de investigação mais recentes destacam-se: Educación para el futuro y esperanza en la democracia. Repensar la enseñanza de las ciencias sociales en tiempos de cambio (coord. UABarcelona); Embedding a Democratic Culture Dimension in Teacher Education Programmes (EDCD-TEP), Democratic and Inclusive School Culture in Operation, EU/CoE (UABarcelona; Manchester Metropolitan University; ESELx). Com publicações em revistas como Didactica Geográfica; REIDICS (Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales); Espaço do Currículo.
Investigadora do Centro de Estudos Geográficos, IGOT, Universidade de Lisboa, grupo de investigação Migrare, onde tem desenvolvido projetos nacionais e internacionais no âmbito da imigração e integração socioeducativa de crianças e jovens de origem imigrante. Entre os projetos de investigação mais recentes destacam-se: EducAção pela IntegrAção: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo (ARMouraria; FCLisboa; Instituto de Educação, UL; CEG-IGOT, UL); Inclusão ou discriminação? Da análise dos resultados escolares às estratégias para o sucesso dos alunos com origem imigrante (CICS.NOVA-FCSH/UNL; CEG-IGOT,UL; OM, ACM; NSBE, UNL; EPIS); Integr(Arte) – imigração, artes, educação e experiências locais de integração (ESELx; ACM). Tem publicações em revistas como Intercultural Education; Citizenship, Teaching & Learning.