Categoria: Investigadora Integrada não Doutorada

Formação académica: Mestrado em Geografia Física e Ordenamento do Território (IGOT-ULisboa)

Grupo de investigação: ZEPHYRUS

Email: marcia.a.matias@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Alterações Climáticas, Climatologia Urbana, Microclimatologia, Ilha de Calor Urbano, Sistemas de Informação Geográfica.

ORCID: 0000-0003-3090-5559

Ciência Vitae: 2A19-53EA-EB66

Outras ligações:
https://www.researchgate.net/profile/Marcia_Matias
https://www.linkedin.com/in/m%C3%A1rcia-matias-2b106a151/

Resumo biográfico

Márcia Matias, licenciada em Geografia, na vertente de Geografia Física, concluiu, em 2018, o Mestrado em Geografia Física e Ordenamento do Território pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – Universidade de Lisboa, com a apresentação da tese com o título “O balanço radiativo de um conjunto de edifícios em Telheiras com recurso a termografia infravermelha”.

Publicou em revistas como a “Applied Sciences”, com o artigo “Surface Radiation Balance of Urban Materials and Their Impact on Air Temperature of an Urban Canyon in Lisbon, Portugal”.

Desde então foi Bolseira de Investigação no projeto “Tratamento da informação nacional da classificação do solo e sua disponibilização em WebSIG” (2019-2020). Participou no “XVI Colóquio Ibérico de Geografia – Península Ibérica no Mundo: problemas e desafios para uma intervenção ativa na Geografia” e no “II Congresso da Geografia Portuguesa”, realizado em Guimarães (2019).

Em 2022 começou o seu Doutoramento, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, no Centro de Estudos Geográficos com uma bolsa financiada pela FCT com o tema “Alterações climáticas urbanas: o impacte das superfícies termicamente pouco eficientes nas Ilhas de Calor e no conforto térmico em Lisboa”.