Categoria: Investigador Colaborador

Formação académica: Doutoramento, Geografia e Planeamento Regional, 1997

Grupo de investigaçãoTERRITUR

Email: jorge.umbelino.pt@gmail.com

Interesses de investigação: Turismo, Planeamento Turístico, Turismo Acessível e Inclusivo

ORCID: 0000-0003-2453-8692

Ciência Vitae: 5E16-0FEE-E89D

Jorge UMBELINO é Geógrafo (1982), Mestre (1987), Doutor (1997) e Agregado (2012) em Geografia e Planeamento Territorial.

Atualmente, é Professor Coordenador Principal da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e Investigador do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) e do Centro de Estudos Geográficos (CEG, TERRITUR).

Os seus interesses científicos centram-se no turismo, planeamento turístico e turismo acessível e inclusivo. Apresentou mais de uma centena de comunicações orais em Encontros Científicos e Profissionais e é autor/editor de diversos livros (Planeamento e Desenvolvimento Turístico, 2017; Sustainable Tourism, 2000: Lazer e Território, 1999), publicando também regularmente em revistas científicas (exemplos: Finisterra, Enlightening Tourism – A Pathmaking Journal, Sustainability, Journal of Tourism and Hospitality Management, Journal of Teaching in Travel &Tourism, Revista Turismo & Desenvolvimento, Estudios y Perspectivas en Turismo, European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation.

As suas funções académicas incluem Diretor Nacional do CiTUR, Presidente do Conselho Técnico-Científico (ESHTE) e Diretor de uma Revista Científica (GeoINova). Fora da Academia, teve a oportunidade de ter, entre outras funções, a de Presidente do Instituto de Formação Turística, Membro do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal e Subdiretor-Geral do Turismo.