Categoria: Investigador Integrado Doutorado

Formação académica: Doutorado, Geografia Física, 2010

Grupo de investigaçãoRISKam

Email: jorgetrd@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Geomorfologia; Riscos; Litoral; Desenvolvimento sustentável

ORCID: 0000-0001-5610-5942

Ciência Vitae: 1411-A43D-9266

Jorge Trindade é doutorado em Geografia Física pela Universidade Aberta (UAb) (2010) e, atualmente exerce o cargo de Professor Auxiliar no Departamento de Ciências e Tecnologia da UAb. É Investigador Efetivo RISKAM, no Centro de Estudos Geográficos (CEG/IGOT/UL) e Vice-Coordenador do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento na UAb. É Investigador responsável pelo projeto High Waters – Avaliação de cenários de exposição e vulnerabilidade social à subida do nível do mar para o uso sustentável do território (EXPL/GES-AMB/1246/2021). Foi Coordenador, entre 2015 e 2020, do Grupo de Investigação em Dinâmica Litoral e Fluvial, no CEG/IGOT/UL e orienta(ou) vários estudantes de Pós-Doutoramento, Doutoramento e Mestrado em Portugal, Brasil, Marrocos e Moçambique na área da geomorfologia e riscos costeiros, inundações e nas relações entre as catástrofes e o desenvolvimento sustentável, incluindo coordenação de bolseiros de projetos de I&D financiados.
Participou em 9 projetos de I&D financiados dedicados à dinâmica litoral e fluvial, riscos associados e sustentabilidade, sendo Editor de área científica em revistas científicas nacionais, editor de números especiais em revistas internacionais, revisor científico em revistas e livros com revisão por pares e editou e publicou livros, capítulos de livro, artigos em revistas internacionais e nacionais com revisão por pares.