Categoria: Investigadora Integrada Doutorada

Formação académica: Licenciatura em Geografia Planeamento Regional e Local em 1988 e Mestre em Geografia e Planeamento Regional e Urbano em 1993; Doutoramento em Geografia em 2001

Grupo de investigaçãoMOPT

Email: eduarda.costa@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Planeamento urbano e regional; política de coesão e avaliação de políticas públicas; promoção de cidades saudáveis

ORCID: 0000-0001-5070-3562

Ciência Vitae: 981E-1D2A-E5A6

Google Scholar: https://scholar.google.com/citations?user=gyudlrYAAAAJ

Eduarda Marques da Costa é professora associada do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Geográficos da mesma universidade, onde coordena o grupo de investigação “MOPT – Modelação, Ordenamento e Planeamento Terrritorial”. As suas áreas de interesse são o planeamento urbano e regional, política de coesão, avaliação de políticas públicas e a promoção de cidades saudáveis. Nos últimos 30 anos, participou e coordenou vários projectos de investigação, bem como estudos/estratégias ligados a instituições públicas e privadas, destacando-se aqui a sua ligação a estudos da Directorate-General for Regional and Urban Policy, ao Programa ESPON (colaboração em projectos e como membro do sounding board 2007-2013) e em estudos de avaliação ligados aos fundos estruturais. Colaborou ainda com entidades nacionais e com o African Development Bank. Desde 2015, integra alista de Experts Ad-Hoc do Programa URBACT III (Temáticas da Saúde e Apoio às entidades locais no desenho e implementação de processos participativos).