Categoria: Investigador Integrado não Doutorado

Formação académica:
Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa, 2019).
Licenciatura em Geografia (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa, 2017).

Grupo de investigação: ZOE

Email:  diogosilva4@campus.ul.pt

Interesses de investigação: mobilidade de políticas urbanas, governança urbana, business improvement districts, revitalização urbana, pensamento geográfico

ORCID: 0000-0001-5142-7176

Ciência Vitae: D61F-D0C3-0FFA

Researcher ID: 57211140491
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Diogo-Gaspar-Silva

Diogo Gaspar Silva é doutorando em Geografia Humana no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e investigador integrado não-doutorado do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação centram-se na mobilidade e mutação internacional de políticas urbanas, explorando de onde vêm essas políticas, como e porque são desterritorializadas e reterritorializadas em diferentes contextos e o que essas viagens significam para a governança urbana. O seu doutouramento analisa a transferência internacional, mobilidade e mutação dos Business Improvement Districts como uma nova forma de governança local e explora a sua experimentação territorial em Portugal. Tem também desenvolvido investigação na área do pensamento geográfico, discutindo o papel das comunidades epistémicas e das infrastruturas informacionais na construção de relações entre comunidades geográficas nacionais e internacionais.

Tem ainda colaborado ativamente nas iniciativas da Fototeca do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. Atualmente é membro da Comissão Instaladora da Rede IGOT Alumni. Representou a equipa portuguesa no projeto europeu «YouthMetre – An innovative open data tool to empower youth democracy» (2016-2018).