Categoria: Investigadora Integrada Doutorada

Formação académica: Doutoramento em Geografia, especialização Geografia Humana, 2022

Grupo de investigação: ZOE

Email: danielaferreira2@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Geografia económica; geografias digitais; economia de plataforma; ecosistemas empresariais; desigualdades digitais

ORCID: 0000-0003-1541-4161

Ciência Vitae: C81C-470E-29D5

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Daniela-Ferreira-3

Daniela Ferreira estuda plataformas digitais, nomeadamente o papel que estas desempenham para a criação de uma lógica de economia de plataformas, assim como para a geração de novas formas de desigualdades digitais. Daniela é doutorada (2022) em Geografia pela Universidade de Lisboa (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território). A sua investigação de doutoramento foi financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Para além disso, tem vindo a colaborar em vários projetos de investigação com financiamento internacional (ESPON) e nacional (FCT), como METRO, UrBio e Phoenix.

A investigação desenvolvida por Daniela Ferreira tem vindo a ser publicada em revistas internacionais de geografia e ciências sociais indexadas na WoS e Scopus, tais como a Geoforum, Area, Geographical Review, ISPRS International Journal of Geo-Information, ou Fennia – International Journal of Geography.