Categoria: Investigador Integrado Doutorado

Formação académica:
Doutoramento em Geografia (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, 2019)
Mestrado em População, Sociedade e Território (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, 2013)
Licenciatura em Estudos Europeus (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010)

Grupo de investigaçãoTERRITUR, ZOE,

Email: daniel.paiva@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Estudos Urbanos, Geografia Social e Cultural; Turismo; Sustentabilidade; Metodologias

ORCID: 0000-0001-9701-4705

Ciência Vitae: 7C19-CA93-9D04

Daniel Paiva é doutorado em Geografia pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Atualmente, é investigador contratado no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa ao abrigo do Concurso Estímulo para o Emprego Científico (CEECIND/03528/2018). Daniel é também IP do projeto de investigação UrBio – Making urban planning and design smarter with participatory mobile biosensing, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (EXPL/GES-URB/0273/2021).
Num plano mais amplo, a sua investigação foca-se no urbanismo afetivo e na experiência de ambientes urbanos, especialmente no efeito da transformação urbana induzida pelo consumo e pelo turismo na experiência quotidiana dos habitantes. Os seus estudos têm sido publicados em revistas como Transactions of the Institute of British Geographers, Annals of the American Association of Geographers, Progress in Human Geography, Geography Compass e Urban Geography.