Categoria: Investigador Integrado Doutorado
Formação académica: Doutorado em Geografia Física 1999
Grupo de investigação: ZEPHYRUS
Email: cneto@campus.ul.pt
Interesses de investigação: Biogeografia; Ciências da Vegetação; Mudanças Ambientais; Geobotanica; Fitossociologia
ORCID: 0000-0003-0912-0255
Ciência Vitae: 8117-F6E7-0435
Outras ligações:
Scopus Author ID: 24080543400
Researcher ID: M-3282-2013
Google Scholar: https://scholar.google.com/citations?user=AFl3r_wAAAAJ

Resumo biográfico
Carlos Silva Neto Carlos Silva Neto é um biogeógrafo cujas principais áreas de interesse estão focadas na biogeografia, ecologia das plantas, fitossociologia e geografia física.
No que respeita à flora a sua investigação reparte-se pelas componentes de taxonomia, auto-ecologia, corologia, cartografia, políticas de conservação e biologia molecular.
Quanto à vegetação a investigação vira-se principalmente para a descrição de comunidades vegetais e as suas relações com as características físicas dos biótopos e a ação do homem.
O impacto das mudanças ambientais na flora e vegetação é outra área de investigação importante no seu curriculum, especialmente:
1. O impacto da subida do nível do mar nos sapais, lagunas e dunas costeiras;
2. A importância das mudanças na ocupação e uso do solo na flora e vegetação;
3. Modelação do impacto das mudanças ambientais (especialmente alterações climáticas) na distribuição espacial futura das comunidades vegetais e dos taxa;
4. Políticas de gestão para a mitigação dos impactos das mudanças ambientais nos ecossistemas naturais, especialmente em áreas costeiras.
Estas linhas de investigação apresentam sempre uma forte componente de contribuição para o planeamento, ordenamento e gestão do território.