Categoria: Investigadora Integrada não Doutorada

Formação académica:
Mestrado em População, Sociedade e Território (2018) | Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL), Lisboa
Curso de Mestrado em História Social Contemporânea (2001) | Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Lisboa
Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional – Variante de Geografia Humana (1995) | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), Lisboa

Grupo de investigaçãoZOE

Email: barbara.maria@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Produção alimentar, ambiente e paisagem; decrescimento; história da geografia.

Doutoranda em Geografia, no IGOT-UL, encontra-se a estudar a recuperação das paisagens de vinha da ilha de Santa Maria, Açores. O enfoque da investigação é a produção alimentar, ambiente e paisagem em articulação com o decrescimento ‒ degrowth.
A produção alimentar é, atualmente, a sua área profissional. Desenvolve, desde 2012, um projeto microempresarial de pastelaria artesanal, sob a marca Culinarium Lisboa.
Trabalhou em identificação de matérias-primas vegetais biológicas com aplicação comercial à pequena indústria, na empresa Kaiserqualität (Estugarda). Coordenou atividades comunitárias no Centro das Artes Culinárias do Mercado de Santa Clara (Lisboa).
Entre 1994 e 2011, trabalhou em migrações. Foi coordenadora de projetos nacionais e transnacionais no Conselho Português para os Refugiados – CPR, organização não governamental para o desenvolvimento (Lisboa).
Em 2000, colaborou com a UNITED for Intercultural Action, organização não governamental internacional (Amesterdão), coordenando atividades de informação e sensibilização sobre refugiados.
Tem estado envolvida em associações e grupos informais de ambiente, alimentação e migrações.