Categoria: Investigadora Integrada não Doutorada

Formação académica: Licenciatura em Arquitectura de Gestão Urbanística, 1999, Universidade Técnica de Lisboa; Licenciatura em Arquitectura, 2001; Diploma de Estudos Avançados em Espaço Público e Regeneração Urbana: Arte e Sociedade, 2006, Universidade de Barcelona.

Grupo de investigaçãoMOPT

Email: anabonifacio@edu.ulisboa.pt

Interesses de investigação: Cidades, Domínio Público, Espaço Público, Saúde Urbana, Cultura

ORCID: 0000-0002-1704-147X

Ciência Vitae: 4318-444F-9B88

www.anabonifacio.com

Ana Bonifácio começou o percurso profissional em 1999, tendo iniciado em 2021 a sua atividade como investigadora no âmbito do projeto H2020 eMOTIONAL Cities.

Entre 1999 e a atualidade, o seu foco de trabalho principal foram as políticas públicas, o desenvolvimento territorial, e a elaboração de instrumentos de gestão territorial. Da sua experiência profissional destacam-se os seguintes projetos: o Sistema Rio (CMLeiria, 1999) que sustentou o plano estratégico de Leiria para o Programa Polis, tendo integrado a equipa local da Sociedade LeiriaPolis para a concretização de toda a operação de requalificação urbana e valorização ambiental da cidade (2000-2006).

Seguiu-se a integração de equipas multidisciplinares para o desenvolvimento de estratégias municipais de Estremoz, Marvão, Portalegre, Alcácer do Sal, incluindo a preparação de candidaturas às Parcerias para a Regeneração Urbana (2006-2009). Internacionalmente, destacam-se: a gestão de projeto da requalificação da Frente Marítima da Cidade da Praia (2006-2011); a integração da equipa do Plan Directeur d’Aménagement et d’Urbanisme de la Wilaya d’Alger (destacando-se a coordenação da Charte des Espaces Publiques); e o projeto de Réhabilitation Urbaine en Médina de Meknès para o BEI (2009-2011).

Após o contexto de empresa pública, foi fundadora e partner de uma empresa – antiga We Consultants, atual Pater – vocacionada para a elaboração de programas, projetos e estudos de âmbito territorial, com a qual mantém apenas uma colaboração pontual. Destaca-se a participação em projetos como o ClimAdapt.Local (2014-2016); a coordenação operacional local da elaboração das Principais Opções de Ordenamento do Território Nacional (POOTN), em parceria com o LNEC, para o Ministério do Urbanismo e Habitação de Angola (2014-2017); a participação no PMAAC-AML (2018-2019); e a elaboração do Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira (2018-2020).

Foi professora assistente (1999-2008), responsável pelas disciplinas de Técnicas de Desenho, Desenho I, II e III, Geometria Descritiva I e II do curso de Design do ISHT/ISDOM.

Escreveu e publicou diversos artigos (nenhum científico), dos quais se podem destacar os da crónica “Ansiolítico Urbano”. Nos últimos anos tem trabalhado multidisciplinarmente como freelancer nos domínios do planeamento urbano, da arquitetura e, ainda, como artista visual. Integra a equipa de redação da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em simultâneo com a atividade de investigação no CEG/IGOT.