A II Digital Geographies Conference – critical perspectives on the platform economy decorreu nos dias 28 e 29 de outubro de 2021 em formato virtual. Este evento, organizado no âmbito do grupo de investigação ZOE, contou com a intervenção de dois importantes especialistas de referência mundial no campo das geografias digitais: Rob Kitchin (Maynooth University) e Sarah Elwood (University of Washington).

Nesta conferência, tivemos o privilégio de assistir a um leque diversificado de 79 apresentações de elevada qualidade provenientes de 18 países diferentes. Cerca de 320 pessoas assistiram às três Streams desta conferência.  A Stream A focou-se nas preocupações que a economia de plataforma tem trazido para os modelos de negócio existentes e nos desafios das smart cities. A Stream B agrupou as sessões que remetiam para as preocupações sociais, de género, e laborais ligadas à economia de plataforma. Por último, a Stream C dedicou-se aos debates sobre os desafios e oportunidades digitais na situação pandémica atual. O evento contou ainda com dois painéis ligados aos métodos que advêm do aparecimento dos big data, tanto numa perspetiva mais quantitativa como qualitativa.

Após o sucesso deste evento, a equipa organizadora da II Digital Geographies Conference espera dar continuidade a este projeto, criando no futuro uma nova edição!

A conferência está disponível para ser visualizada no Youtube, durante o mês de dezembro 2021: https://www.youtube.com/playlist?list=PLlaoT_ANew-Qppg4J-0GuFDqhRMJWlc8w

Mais informações: https://www.ceg.ulisboa.pt/digitalgeographies/