Decorreu no dia 22 de novembro, em formato híbrido, a Lição Anual da Finisterra, que contou com uma assistência de cerca de 200 pessoas de vários pontos do mundo. Jacques Lévy (geógrafo, urbanista e cientista social) foi o orador convidado, que proferiu uma conferência sobre The World-society and the Ethical Turn.
O prémio Melhor Artigo do Ano 2020, Finisterra, foi atribuído a Nuno Travasso, Aitor Varea Oro, Mariana Ribeiro de Almeida e Luísa Sousa Ribeiro pelo artigo “Acesso ao mercado de arrendamento em Portugal: um retrato a partir do Programa de Arrendamento Acessível” (aceder aqui). Foi atribuída uma Menção Honrosa do Júri a Alcides Lopes e Júlia Carolino, pelo artigo “Formas resilientes da tradição na diáspora africana em Lisboa: Kola San Jon e o Direito à Cidade” (aceder aqui).
O prémio Melhor Artigo do número especial COVID-19, Finisterra, foi atribuído a Teresa Sá Marques, Hélder Santos, Fernando Honório, Márcio Ferreira, Diogo Ribeiro e Marcelo Torres, pelo artigo “O mosaico territorial do risco ao contágio e à mortalidade por Covid-19 em Portugal Continental” (aceder aqui). Foi atribuída uma Menção Honrosa do Júri a Juliana Chatti Iorio, Adélia Verónica Silva e Maria Lucinda Fonseca, pelo artigo “O impacto da Covid-19 nos e nas estudantes internacionais no ensino superior em Portugal: uma análise preliminar” (aceder aqui).
No final, foi feita uma homenagem à diretora da Finisterra, professora Margarida Queirós, que deixa o cargo no final do ano, após dois mandatos trienais.
A sessão pode ser visualizada no link: www.facebook.com/watch/Finisterra-Portuguese-Journal-of-Geography-184426439254/