V Colóquio Brasil-Portugal | Periferias Urbanas nas Áreas Metropolitanas de Portugal e Brasil: os últimos 30 anos

A carregar Eventos

Este evento insere-se no âmbito de um conjunto de atividades realizadas desde há cerca de três décadas entre instituições universitárias brasileiras e portuguesas. O seminário “Viver (n)a Periferia”, organizado em 1990 pelo IST/CESUR, ISCTE/CES e PUC/São Paulo, e realizado na Amadora (município da Área Metropolitana de Lisboa), foi o início de uma parceria institucional que permitiu desenvolver e fortalecer laços académicos e incluir progressivamente outros importantes parceiros, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a partir de 2000, e recentemente o IGOT e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Ao longo dos anos, disciplinas e seminários conjuntos foram realizados no Brasil e em Portugal, sempre com o propósito de proporcionar intercâmbios de experiências e circulação de ideias sobre as metrópoles brasileiras e portuguesas, os seus principais problemas e possibilidades de intervenção.

O primeiro Colóquio Brasil-Portugal, realizado em 2008, em São Paulo, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, ajudou a consolidar esta parceria, vindo a consagrar-se como um evento periódico capaz de reunir outros especialistas, além dos parceiros institucionais, para refletir quer sobre a temática das transformações urbanas nas metrópoles, quer sobre as novas estratégias urbanísticas desenvolvidas para as cidades brasileiras e portuguesas.

O V Colóquio Brasil-Portugal, com o tema “Periferias Urbanas nas Áreas Metropolitanas de Portugal e Brasil: os últimos 30 anos”, tem o propósito de revisitar o tema das periferias urbanas, após três décadas de realização do primeiro seminário. Comemora-se, deste modo, a memória do início destas parcerias, abordando a dinâmica de expansão das áreas periféricas metropolitanas, com particular relevo para as de Lisboa e São Paulo.

PROGRAMA (PDF)

Inscrições gratuitas com registo obrigatório através deste formulário.

Go to Top