Igualdade de Género

O Centro de Estudos Geográfico do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa considera que a questão da igualdade de género está, mais do que nunca, indelevelmente ligada ao desenvolvimento (sustentável) de todos os aspetos da vida em sociedade, sendo fundamental para a realização dos direitos humanos da população, a nível global. O objetivo que se prende com a advocação pela igualdade de género é trabalhar no sentido de uma sociedade em que não se pratique discriminação com base no género, pra que todos os indivíduos desfrutem das mesmas oportunidades, direitos e obrigações em todas as esferas da vida.
A Igualdade de Género é também um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fixados pela Organização das Nações Unidas (ONU), considerando que, entre outras metas, se deve garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, económica e pública.
Assim, o CEG | IGOT tem vindo a desenvolver um conjunto de projetos e iniciativas que promovem a cultura da igualdade de género.
O ano de 2020 fica marcado pela expressão do compromisso institucional com a Igualdade de Género, de acordo com uma das tarefas do projeto GEARING-Roles, desenvolvido no CEG | IGOT. Este compromisso é feito em concomitância com outras universidades europeias parceiras do projeto, em evidência nesta Carta de Princípios para a Igualdade de Género.
Documentos
Projeto GEARING-Roles

O GEARING-Roles é um projeto de quatro anos financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Horizonte 2020. O CEG | IGOT faz parte do consórcio de instituições onde este projeto está a ser implementado. O objetivo é aumentar a igualdade de género em instituições que promovem a investigação académica.
GEARING-Roles — Gender Equality Actions in Research Institutions to traNsform Gender ROLES — é composto por um consórcio multidisciplinar de 10 parceiros, académicos e não académicos, europeus que visam projetar, implementar e avaliar 6 planos de igualdade de género (GEPs), que seguem as etapas descritas na GEAR Tool (definir, planear, agir e verificar). Desta forma, será possível desafiar e transformar papéis e identidades de género vinculados à progressão de carreira dentro da academia e trabalhar na direção de mudanças institucionais reais.
Consórcio: Universidade de Deusto (Espanha), CEG | IGOT (Portugal), a Faculdade de Artes de Liubliana (Eslovénia), a Universidade de Sabanci (Turquia), a Oxford Brooks University (Reino Unido), Estonian Research Council (Estónia), Yellow Window (Bélgica), Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología (Espanha) e Radboud University (Holanda).
O CEG | IGOT é responsável por tarefas associadas à participação ativa no projeto, sendo uma das seis instituições responsáveis pela implementação do GEP. A sua participação no projeto GEARING-Roles providenciará input relativamente à futura implementação dos GEPs noutras instituições da Universidade de Lisboa.
Atividades do projeto
Conferência final do projeto GEARING-Roles
Depois de quatro anos, o Projeto GEARING Roles chega ao fim. Nesse sentido, o GEARING Roles realizará sua conferência final com o tema “A jornada para a mudança institucional: transformando os papéis do género na academia” em Bruxelas, em 18 de outubro de 2022, no Museu de Ciências Naturais (Rue Vautier 29, 1000 Bruxelles, Bélgica)
Os objetivos da conferência são:
- Apresentar as principais realizações do GEARING ROLES e as lições aprendidas ao longo do processo.
- Haver uma discussão aberta de aprendizagem sobre integração de género e como ela pode transformar os papéis do género nas instituições académicas.
- Discutir a sustentabilidade das iniciativas que visam a mudança institucional para a igualdade de género.
A conferência será realizada em modo híbrido.
A inscrição online é obrigatória. Pode inscrever-se aqui: https://t.co/ySwGCEuYIi
Mais informações: https://gearingroles.eu/gearing-roles-final-conference/
Recursos para apoio ao ensino
Notícias

O ano de 2020 fica marcado pelo compromisso institucional do IGOT com a promoção da Igualdade de Género, firmado no Plano de Igualdade de Género do IGOT, apresentado em setembro e disponível para consulta no website do IGOT.
Outras iniciativas
No Centro de Estudos Geográficos, existem outras iniciativas que têm sido desenvolvidas no âmbito do compromisso institucional com a Igualdade de Género.
Projeto em desenvolvimento
ViViDo – Plataforma de Gestão da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica
Projeto liderado pelo CEG | IGOT e coordenado pela investigadora Margarida Queirós, em parceria com: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Asplan Viak Internet (Noruega) e Instituto de la Mujer de Castilla-La Mancha (Espanha). É um projeto no âmbito da prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica. O objetivo é a criação de uma plataforma nacional de gestão de informação online centrada nas vítimas, a “ViViDo”.
Vídeo
No âmbito da série de webinars COVID-19: (Cons)Ciência Geográfica, a última sessão debruçou-se sobre o tema Implicações da COVID-19 na Igualdade de Género. Este webinar teve como moderadora Margarida Queirós (CEG/IGOT – ULisboa). O painel foi constituído por Joseli Maria Silva (UEPG, Brasil), Mireia Baylina (Universitat Autònoma de Barcelona), Dalila Cerejo (NOVA FCSH), Paula Campos Pinto (ISCSP, ULisboa) e Maria Lucinda Fonseca (CEG/IGOT – ULisboa).
The GEARING-Roles Project at CEG (IGOT-ULisboa)
Vídeo sobre os objetivos do projeto GEARING-Roles, em desenvolvimento no Centro de Estudos Geográficos.
1.ª conferência anual de GEARING-Roles
IGOT organiza a 1ª conferência anual do projeto GEARING-Roles, sob o tema Recruitment, Retention and Career Progression of Women in Academia.
Queer and Feminist Agenda in Teaching and Researching in Geography