Igualdade de Género

O Centro de Estudos Geográfico do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa considera que a questão da igualdade de género está, mais do que nunca, indelevelmente ligada ao desenvolvimento (sustentável) de todos os aspetos da vida em sociedade, sendo fundamental para a realização dos direitos humanos da população, a nível global. O objetivo que se prende com a advocação pela igualdade de género é trabalhar no sentido de uma sociedade em que não se pratique discriminação com base no género, pra que todos os indivíduos desfrutem das mesmas oportunidades, direitos e obrigações em todas as esferas da vida.
A Igualdade de Género é também um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fixados pela Organização das Nações Unidas (ONU), considerando que, entre outras metas, se deve garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, económica e pública.
Assim, o CEG | IGOT tem vindo a desenvolver um conjunto de projetos e iniciativas que promovem a cultura da igualdade de género.

O ano de 2020 fica marcado pela expressão do compromisso institucional com a Igualdade de Género, de acordo com uma das tarefas do projeto GEARING-Roles, desenvolvido no CEG | IGOT. Este compromisso é feito em concomitância com outras universidades europeias parceiras do projeto, em evidência nesta Carta de Princípios para a Igualdade de Género.

Documentos

Projeto GEARING-Roles

O GEARING-Roles é um projeto de quatro anos financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Horizonte 2020. O CEG | IGOT faz parte do consórcio de instituições onde este projeto está a ser implementado. O objetivo é aumentar a igualdade de género em instituições que promovem a investigação académica.

GEARING-Roles — Gender Equality Actions in Research Institutions to traNsform Gender ROLES — é composto por um consórcio multidisciplinar de 10 parceiros, académicos e não académicos, europeus que visam projetar, implementar e avaliar 6 planos de igualdade de género (GEPs), que seguem as etapas descritas na GEAR Tool (definir, planear, agir e verificar). Desta forma, será possível desafiar e transformar papéis e identidades de género vinculados à progressão de carreira dentro da academia e trabalhar na direção de mudanças institucionais reais.

Consórcio: Universidade de Deusto (Espanha), CEG | IGOT (Portugal), a Faculdade de Artes de Liubliana (Eslovénia), a Universidade de Sabanci (Turquia), a Oxford Brooks University (Reino Unido), Estonian Research Council (Estónia), Yellow Window (Bélgica), Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología (Espanha) e Radboud University (Holanda).

O CEG | IGOT é responsável por tarefas associadas à participação ativa no projeto, sendo uma das seis instituições responsáveis pela implementação do GEP. A sua participação no projeto GEARING-Roles providenciará input relativamente à futura implementação dos GEPs noutras instituições da Universidade de Lisboa.

Atividades do projeto

Conferência Anual do projeto GEARING-Roles

Realizou-se no dia 30 de março, na Estónia, a conferência anual sobre igualdade de género na investigação e ensino superior, do projeto GEARING-Roles.

Notícias

O ano de 2020 fica marcado pelo compromisso institucional do IGOT com a promoção da Igualdade de Género, firmado no Plano de Igualdade de Género do IGOT, apresentado em setembro e disponível para consulta no website do IGOT.

Outras iniciativas

No Centro de Estudos Geográficos, existem outras iniciativas que têm sido desenvolvidas no âmbito do compromisso institucional com a Igualdade de Género.

Projeto em desenvolvimento
ViViDo – Plataforma de Gestão da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica
Projeto liderado pelo CEG | IGOT e coordenado pela investigadora Margarida Queirós, em parceria com: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Asplan Viak Internet  (Noruega) e Instituto de la Mujer de Castilla-La Mancha (Espanha). É um projeto no âmbito da prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica. O objetivo é a criação de uma plataforma nacional de gestão de informação online centrada nas vítimas, a “ViViDo”.

Vídeo

No âmbito da série de webinars COVID-19: (Cons)Ciência Geográfica, a última sessão debruçou-se sobre o tema Implicações da COVID-19 na Igualdade de Género. Este webinar teve como moderadora Margarida Queirós (CEG/IGOT – ULisboa). O painel foi constituído por Joseli Maria Silva (UEPG, Brasil), Mireia Baylina (Universitat Autònoma de Barcelona), Dalila Cerejo (NOVA FCSH), Paula Campos Pinto (ISCSP, ULisboa) e Maria Lucinda Fonseca (CEG/IGOT – ULisboa).

The GEARING-Roles Project at CEG (IGOT-ULisboa)
Vídeo sobre os objetivos do projeto GEARING-Roles, em desenvolvimento no Centro de Estudos Geográficos.

1.ª conferência anual de GEARING-Roles
IGOT organiza a 1ª conferência anual do projeto GEARING-Roles, sob o tema Recruitment, Retention and Career Progression of Women in Academia.

Queer and Feminist Agenda in Teaching and Researching in Geography