Está em curso a preservação digital da documentação correspondente ao Arquivo do Centro de Estudos Geográficos e programado o respetivo tratamento arquivístico, de modo a garantir o acesso destes conteúdos à investigação. Esta tarefa articula-se com o projeto de implementação do primeiro Sistema de Gestão de Arquivos da ULisboa.

Este projeto conta com o investimento e configuração de uma nova infraestrutura, destinada ao armazenamento de imagens nado digitais ou digitalizadas que, de forma incremental, virão a ser integradas no sistema para efeitos de pesquisa e de preservação digital. Em setembro, os colaboradores e responsáveis pelo Arquivo do CEG participaram na 1.ª ação de formação neste Sistema organizada pelo Departamento de Arquivo, Documentação e Publicações da Reitoria da ULisboa.

O espólio do CEG-IGOT integra a documentação produzida no âmbito do Centro de Estudos Geográficos desde a sua fundação, em 1943. Para além de se tratar de um arquivo universitário, alberga espólios dos mais reputados geógrafos e geógrafas portugueses, constituindo, por isso, um património central para a reconstituição da história da Geografia em Portugal. As tarefas de digitalização em curso de execução incidem no núcleo arquivístico do CEG e da Fototeca.