PROJETOS EM CURSO

Nós Propomos!

O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, em colaboração com a ESRI Portugal, promove pelo quarto ano consecutivo o Projeto “Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica”, apoiado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica/Ciência Viva. O Projeto “Nós Propomos!” tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local, numa perspetiva de governança e sustentabilidade. Constitui, presentemente, o grande projeto nacional no âmbito da disciplina de Geografia e mobiliza escolas de todo o país.

Coordenação: Sérgio Claudino
website: nospropomos2016

3D Antártida

O projeto 3D Antártida é um projeto que visa a utilização de um veículo autónomo não-tripulado (UAV) para o estudo do permafrost e mudanças climáticas na península Antártica. O financiamento foi obtido através de um processo de crowdfunding que conseguiu superar os 21 mil euros com cerca de 300 apoiantes. Com o apoio da Agência Ciência Viva e do IGOT, o 3dAntártida tem desenvolvido atividades de demonstração da utilização de UAV no quadro do Ciência Viva no Verão e de palestras em centros de ciência. Em Julho de 2015 será realizado um estágio de três dias com estudantes do ensino secundário na serra da Estrela, onde serão praticadas as mais recentes técnicas de cartografia usando UAVs.

Coordenação: Gonçalo Vieira
Outros parceiros: CQE/IST-ULISBOA e CERENA/IST-ULISBOA

Programa Polar Português – Educação

O Programa Polar Português mantém, com a colaboração do CEG/IGOT, atividades de educação e divulgação científica continuadas desde o Ano Polar Internacional 2007-08. Neste âmbito, vários projetos têm decorrido, com realce para o Latitude60!, Educação PROPOLAR e Profissão Cientista Polar. O PROPOLAR dinamiza regularmente visitas de cientistas a escolas, exposições e palestras, bem como os diários de campanha que podem ser consultados em http://www.propolar.org.

Coordenação: Gonçalo Vieira (CEG/IGOT), Adelino Canário (CCMAR-UALG), Catarina Magalhães (CIIMAR/UP), João Canário (CQE/IST) e José Xavier (MARE/UC).
Secretariado: Ana Salomé David (CEG/IGOT).
Informações: propolar@antecc.org

IGOT – Verão na ULISBOA

Todos os anos em Junho e Julho investigadores do Centro de Estudos Geográficos colaboram nas atividades do IGOT no Verão que envolvem estudantes do 8º ao 12º ano numa introdução à investigação em geografia. As temáticas têm-se centrado na utilização de novas tecnologias de cartografia usando imagens de satélite e veículos autónomos não-tripulados, com sessões em gabinete, bem como com trabalho de campo na área do Cabo Espichel.

Coordenação: Carla Mora

Portal Polar Português

O CEG/IGOT no quadro do PROPOLAR mantém o Portal Polar Português, site que reúne toda a informação polar de relevância para Portugal.

Webmanager: Ana Salomé David

PROJETOS CONCLUÍDOS

LATITUDE60! Educação para o Planeta no Ano Polar Internacional

O Projeto Latitude60! decorreu durante o 4º Ano Polar Internacional, entre 2007 e 2008 e foi financiado pela Agência Ciência Viva. Envolveu o Centro de Ciências do Mar, o Centro de Estudos Geográficos e a Associação de Professores de Geografia, tendo sido um dos maiores projetos educativos a nível mundial no Ano Polar Internacional. O projeto envolveu cerca de 200 escolas e 8000 alunos de todos os graus de ensino, com mais de 30 de atividades didáticas.

Mais informação aqui