Categoria: Investigador associado

Formação académica: Licenciatura em Geografia, Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Espacial Aplicados ao Ordenamento.

Grupo de investigação: RISKam

Email: josemauriciosantos@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Modelos de distribuição de espécies, análise e modelação espácio-temporal, modelação baseada em aprendizagem automática.

ORCID: 0000-0001-7119-6280

Resumo biográfico

Sou desde 2019 doutorando em Geografia, área de especialização Ciências de Informação Geografia, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. O meu projeto de investigação centra-se na modelação espácio-temporal de mosquitos vetores de doenças em Portugal, sendo financiado por uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/139753/2018).
Licenciei-me em Geografia, variante de cartografia e Sistemas de Informação Geográfica (IGOT-UL, 2014), e possuo mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial aplicados ao Ordenamento (IGOT-UL, 2018).
Entre 2015 e 2016 colaborei no projeto da criação do portal webSIG da Câmara Municipal da Ribeira Brava. Ainda em 2016, participei como bolseiro de investigação do projeto do Atlas Digital da Área Metropolitana de Lisboa.
Em 2017 colaborei com o Centro em Rede de Investigação em Antropologia, onde desempenhei funções respeitantes a reconstituição de cartografia histórica em SIG para fins de investigação.
Em 2018 colaborei com a câmara municipal de Santana, tendo sido responsável pelo implementação e desenvolvimento do SIG municipal, assim como pela formação de colaboradores.