Os investigadores do CEG Francisco Roque de Oliveira e Jorge Malheiros participaram nas sessões do XVII Encuentro Internacional sobre la Cultura Democrática (EICD) integrado na edição de 2018 da Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL, México), na qual Portugal foi o Convidado de Honra. Esta edição do EICD foi dedicada à análise das principais transformações políticas e sociais decorrentes da transição portuguesa para a democracia. Nesse âmbito, Francisco Roque de Oliveira abordou o tema «Portugal, a Europa e o Atlântico: continuidade e ruptura na política externa portuguesa num contexto democrático e pós-colonial», enquanto Jorge Malheiros dedicou a sua palestra às dinâmicas e aos desafios associados às migrações e à interculturalidade no Portugal democrático. Durante a sua estada no México, os mesmos investigadores participaram também na 1ª Jornada de Geografía Portuguesa, que decorreu no Colegio de Geografia da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) subordinada ao tema «Perspectivas sobre el pensamiento geográfico y la historia de la geografia portuguesa. El caso de las relaciones Portugal-Brasil». As suas comunicações na UNAM resumiram os principais resultados do Projecto FCT/CAPES «Saberes geográficos e Geografia institucional» (2016-2018) e foram elaboradas em colaboração com os investigadores André Carmo, Daniel Paiva e Thiago Machado.

1_FIL_poster 2_FIL 3_FIL 5_UNAM 4_FIL