Categoria: Investigador Associado

Formação académicaMestrado em SIG e Ordenamento do Território (2009); Licenciatura em Geografia – Ramo Educacional (Pré-Bolonha, 2005).

Grupo de investigaçãoRISKAM

Email: ritajacinto@campus.ul.ptjacinto.rita@gmail.com

Interesses de investigação: Resiliência Social, Vulnerabilidade Social, Resiliência a Cheia, Risco de Cheia, Governação do Risco, Análise de Risco.

ORCID: 0000-0002-0504-6388

Desde Setembro 2017 integra o RISKAM estando aa desenvolver Investigação de Doutoramento com Bolsa FCT ( SFRH/BD/119228/2016).

Integrou a equipa CESAM entre Junho 2013 e Abril de 2014, onde colaborou nos Projetos ERLAND, VITAQUA e IB-TWM.
Anteriormente desenvolveu atividade de bolseira de investigação na equipa CCIAM do Laboratório SIM na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, desde 2010 a 2013. Onde integrei as equipas dos projetos CIRAC (Floods and Flood Risk Maps in Climate Change Scenarios) e ADAPTACLIMA EPAL – Adaptar o ciclo urbano da água da EPAL a cenários de alterações climáticas.
Integrou equipa dos projetos: Estudo das condições de sinalização e segurança da EN1/IC2 no distrito de Leiria desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Leiria, Departamento de Engenharia Civil (concluído em 2008); e SIGEPorto – Sistema integrado de emergências do Distrito do Porto, desenvolvido pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, departamento de Geografia (onde colaborou no ano de 2006).
Experiência em Cenários Socioeconómicos, em projetos relacionados com cheias e recursos hídricos e alterações climáticas. Vasta experiência em ensino e formação nas áreas de Geografia, CAD, SIG e Alterações Climáticas.
Desenvolveu atividade docente no ensino básico e secundário em escolas públicas, no grupo 420 – Geografia durante os períodos em que não se dedicou à investigação.
Detentora de Mestrado em SIG e Ordenamento do Território pelo Departamento de Geografia da Universidade do Porto em 2009. Dissertação intitulada “As cheias na cidade de Leiria: contributos dos SIG para o Ordenamento do Território”.
Licenciada em Geografia (Ramo Educacional) pelo Departamento de Geografia da Universidade do Porto em 2005.