Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: Doutoramento em Território, Risco e Políticas Públicas (Universidades de Lisboa, Coimbra e Aveiro, 2015), Mestrado em Geociências (Universidade de Coimbra, 2009), Licenciatura em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 1999).

Grupo de investigação: RISKAM

Email: pmpsantos@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Cheias; hidrologia; geomorfologia; avaliação de perdas, susceptibilidade, vulnerabilidade e risco; resiliência; gestão de riscos; planeamento de emergência; teoria de sistemas; redução do risco de desastres; geocomputação.

ORCID: 0000-0001-9785-0180

CIÊNCIA ID: 3B15-8612-D51B

ResearcherID: D-7076-2014
SCOPUS Author ID: 180520-001628

Geógrafo e investigador contratado do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT-ULisboa). Investigador efetivo no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa desde 2017, integrando o grupo de investigação RISKam. É também investigador colaborador no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), onde trabalhou como bolseiro de investigação entre 2011 e 2016.
Ao longo do tempo tem participado em vários projetos de investigação, dos quais destaca os projetos financiados pela FCT, FORLAND, MOLINES e DISASTER, e o projeto de elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão de Riscos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Atualmente, desenvolve atividade científica no projeto “Simulação de estratégias de gestão do risco de cheias e inundações à escala da bacia hidrográfica”, ao abrigo do programa de Estímulo ao Emprego Científico. Participa ainda nos projetos BeSafeSlide – Protótipo de sistema de alerta para movimentos de vertente, de baixo custo, para melhorar a resiliência da comunidade e adaptação às mudanças climáticas, MOSAIC.pt – Análise do risco de inundação costeira a partir de múltiplas fontes para comunidades seguras e desenvolvimento sustentável e no projeto Interreg Sudoe RISKCOAST – Desarrollo de herramientas para prevenir y gestionar los riesgos geológicos en la costa ligados al cambio climático. Recentemente, colaborou com o ISISE da UMinho na candidatura a projetos exploratórios do programa MIT-Portugal, tendo sido aprovada a candidatura MIT-RSC – Interações Multirrisco para Cidades Resilientes e Sustentáveis, a iniciar no 2º semestre de 2020.