Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: 2002 – Doutora em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, aprovada com Distinção e Louvor, com a dissertação intitulada O Desafio ambiental. As Políticas e a Participação dos Actores (Orientador: Professor Doutor Jorge Gaspar);
1993 – Mestre em Geografia – Área de Especialização em Geografia Regional pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, aprovada com a classificação final de Muito Bom, com a dissertação intitulada Contributos para o Planeamento do Destino Final dos RSU (Orientador: Professor Doutor Lusitano dos Santos).
1989 – Licenciada em Geografia no Ramo de Formação Educacional (Área da Geografia) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com a média final de 17 (dezassete) valores (inclui estágio pedagógico);
1987 – Licenciada em Geografia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Grupo de investigaçãoMOPT, RISKAM

Email: margaridav@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Género, ambiente e planeamento, políticas públicas.

ORCID: 0000-0001-6843-6861

CIÊNCIA ID: 7E19-1257-4B62

Outras ligações:
Google Scholar ID: https://scholar.google.nl/citations?hl=en&user=S_iYbqkAAAAJ
Scopus Author Id: 7004076558
https://www.researchgate.net/profile/Margarida_Queiros
https://lisboa.academia.edu/MargaridaQueir%C3%B3s

Resumo biográfico

Margarida Queirós começou a lecionar no ensino superior em 1987 como Assistente Convidada, na Universidade Católica Portuguesa. Passou ainda pela Universidade de Coimbra enquanto assistente convidada e, desde 1992, leciona na Universidade de Lisboa.
Foi também professora visitante: na Universidade de Quebec, em Montreal (Canadian Studies Grant – Faculty Research Program 2008-2009 International Council for Canadian Studies, ICCS); na Universidade Autónoma de Barcelona (Bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian); na UNESP Presidente Prudente, Brasil; na Universidade de Valência; na Universidade Pedagógica e Tecnológica, Bogotá, Colômbia (UPTC).
Atualmente é Professora Associada do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT, Universidade de Lisboa) e investigadora no Centro de Estudos Geográficos, da Universidade de Lisboa (http://ceg.ulisboa.pt/investigacao/investigadores/margarida-queiros/).
É diretora da revista Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia, desde 2016.
É membro fundador da Rede REGGSILA (Estudos de Geografia Ibero-Latino-Americana, Género e Sexualidade: REGGSILA – Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero-Latino-americana).
É a representante nacional da RIDOT (Rede Ibero-americana de Observação Territorial). Esta rede inclui investigadores de instituições universitárias da América Latina, Espanha e Portugal e a sua missão é contribuir para os novos desafios da monitorização de políticas de desenvolvimento territorial sustentável, com base no conhecimento dos grupos que a integram.
É reconhecida pela Comissão Portuguesa de Cidadania e Igualdade de Género (CIG) como referência para o público em estudos de género (Lista de Peritos, um recurso disponibilizado a pessoas cujo perfil académico e profissional se relaciona com estudos de género).