Categoria: Investigador Associado

Formação académica: Mestrado em Estudos Urbanos (Universidade de Lisboa, 2008), Licenciatura em Geografia (Universidade de Lisboa, 2003)

Grupo de investigaçãoZOE

Email: luis.mendes@campus.ul.pt | luis.mendes@ceg.ul.pt

Interesses de investigação: Estudos Urbanos, Gentrificação, Regeneração Urbana, Políticas Urbanas, Educação Geográfica, Didáctica da Geografia

ORCID: 0000-0001-5281-4207

CIÊNCIA ID: 511B-6F70-B4A3

Outras ligações:
https://scholar.google.es/citations?user=x_KHlkgAAAAJ&hl=pt-PT
https://lisboa.academia.edu/Lu%C3%ADsMendes
http://www.researchgate.net/profile/Luis_Mendes8

Luís Mendes

Resumo biográfico

Geógrafo, Assistente Convidado na Escola Superior de Educação de Lisboa (2009/…) e no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (2012/2014), tendo iniciado a sua carreira como professor assistente convidado na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2005/2006). Desde 2003, exerce funções de Investigador Permanente no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG/UL), onde tem desenvolvido investigação nos domínios dos Estudos Urbanos (nomeadamente na gentrificação e regeneração urbana) e da Didática da Geografia. Membro da Direcção da Associação de Professores de Geografia e da Associação de Inquilinos Lisbonenses. É autor de duas centenas de diversos artigos, capítulos de livros, livros, pareceres, comunicações, relatórios científicos e outras publicações na área dos temas de investigação acima citados. Foi ainda galardoado com o Prémio Amílcar Patrício 2005, pela Associação Portuguesa de Geógrafos; e mais recentemente recebeu o Diploma de Mérito, prémio de reconhecimento de actividades com relevância para a comunidade, relativo ao triénio de 2016/2017/2018 atribuído pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Desenvolveu também nos últimos três anos trabalho como activista no movimento Morar em Lisboa.