Categoria: Investigador Associado

Formação académica:
Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa, 2019).
Licenciatura em Geografia (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa, 2017).

Grupo de investigação: ZOE

Email:  diogosilva4@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Estudos urbanos; Regeneração urbana liderada pelo comércio; Novas formas de governança urbana e mobile urbanism; Teoria e História da Geografia; Metodologias de Investigação.

ORCID: 0000-0001-5142-7176

Diogo Gaspar Silva é atualmente Investigador Associado do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG-ULisboa). Os seus interesses de investigação centram-se em diversas temáticas dos estudos urbanos, particularmente a recomposição socioeconómica dos espaços urbanos e metropolitanos e as mudanças espaciais dos sistemas comerciais. Mais recentemente, tem-se debruçado sobre a mobilidade internacional de novas formas de governança e de políticas urbanas que promovem a revitalização de áreas urbanas em declínio comercial, em particular o modelo dos Business Improvement Districts/Areas.

Tem ainda colaborado na organização de eventos científicos, destacando-se os Congressos Nacionais e Internacional do Projeto Nós Propomos! – Cidadania e Inovação na Ciência Geográfica; o Colóquio «Aquilino, Anos 20: Entre o Exílio e as Geografias de Lisboa»; e a iniciativa «Os Cafés e Outras Constelações de Encontro da Avenida de Roma», promovida pela EGEAC. Representou, entre 2016 e 2018, a equipa portuguesa no projeto europeu YouthMetre – An innovative open data tool to empower youth democracy.