Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica:
Doutoramento em Geografia (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, 2019)
Mestrado em População, Sociedade e Território (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, 2013)
Licenciatura em Estudos Europeus (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010)

Grupo de investigaçãoZOE, TERRITUR

Email: daniel.paiva@campus.ul.pt

Interesses de investigação: geografia social e cultural, estudos urbanos, turismo, sustentabilidade.

ORCID: 0000-0001-9701-4705

Scopus

Daniel Paiva

Daniel Paiva é doutorado em Geografia pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Atualmente, é investigador contratado no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa ao abrigo do Concurso Estímulo para o Emprego Científico (CEECIND/03528/2018). O seu projeto financiado explora a combinação de artes, geotecnologias e design urbano para a criação de experiências de natureza urbana, com o propósito de fomentar a consciência ambiental e a ação de conservação.

Num plano mais amplo, a sua investigação foca-se na experiência multissensorial de ambientes urbanos, especialmente no efeito da transformação urbana induzida pelo consumo e pelo turismo na experiência sonora e temporal dos residentes. Os seus estudos têm sido publicados em revistas como Transactions of the Institute of British Geographers, Annals of the American Association of Geographers, Progress in Human Geography, Geography Compass e Urban Geography.