Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: Doutoramento e Agregação

Grupo de investigação: ZEPHYRUS

Email: anarp@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Geografia Física; Dinâmicas litorais, Fenómenos extremos, Riscos litorais, Mudanças ambientais e Ordenamento do Território.

ORCID: 0000-0002-2211-1321

CIÊNCIA ID: 6119-3592-BFFF

ResearchGate
Scopus Author: 7801332417

Doutoramento (1991) em Geografia Física, especialidade Geomorfologia, pela ULisboa. Agregação em 2006 pela ULisboa. Professora Catedrática do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da ULisboa (IGOT-UL) desde 2013. Membro da Assembleia do IGOT, entre 2009 e 2011, do Conselho Científico do IGOT-UL, desde 2009, do Conselho de Escola desde 2019. Investigadora do CEG, desde 1977. Foi coordenadora do Núcleo de Investigação SLIF – Sistemas Litorais e Fluviais: Dinâmicas, Mudanças Ambientais e Ordenamento do Território (2009 e 2016). Presentemente (2020) é Investigadora sénior do Grupo de Investigação ZEPHYRUS, Climate Change and Environmental Systems. Desde 1991, tem coordenado e participado em 18 projectos de investigação de orçamento competitivo e em contratos de prestação de serviços no âmbito do ordenamento do território nacional, regional e municipal. Tem fornecido consultoria no âmbito da Dinâmica Litoral e Gestão Integrada da Zona Costeira e Ordenamento do Território a organismos nacionais e internacionais (MAOT, IPCC). Tem orientado diversas teses de Mestrado e de Doutoramento, desde 1991, e supervisionado a investigação de bolseiros de mestrado, doutoramento e pós-doc. Referee de publicações científicas em revisdtas nacionais e internacionais. Membro das organizações científicas e/ou de carácter profissional, de que se referem: European Geosciences Union; Associação Portuguesa de Geomorfólogos (APGeom), desde 2001, de que foi Presidente e Presidente da Mesa da Assembleia até novembro de 2019; foi representante nacional à International Association of Geomorphologists (Fankfurt 1989, Zaragoça 2006 e Melbourne 2009). Desde 1980, que tem integrado os Comités Executivos de diversos encontros científicos e, desde 1991, Comités Científicos de encontros científicos de geociências.
É autora de vários livros, de numerosos capítulos de livros e de artigosem revistas nacionais e internacionais indexadas (WOS e SCOPUS).