Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica:
Agregação em Geografia(Universidade de Lisboa,1993)
Doutoramento em Geografia Humana(Universidade de Lisboa,1983)
Mestrado, Master of Arts(Universidade de Chicago,1973)
Licenciatura em Geografia (Universidade de Lisboa,1970)

Grupo de investigaçãoZOE

Email: tbs@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Produção do espaço urbano; regeneração urbana turistificação e mercado imobiliário; segregação e fragmentação sócioespacial; políticas públicas; cidade, comércio e paisagens de consumo.
Actualmente investiga questões relacionadas com processos de financeirização, gentrificação e revalorização de áreas urbanas.

ORCID: 0000-0002-1509-5087

Professora catedrática da Universidade de Lisboa-IGOT e investigadora do CEG, especializada em geografia urbana.
Coordenou o curso de Doutoramento em Geografia, Mestrado em Estudos Urbanos, Licenciatura em Geografia, variantes de Urbanismo e em Ensino da Geografia.
Fez conferências e cursos de pós-graduação em diversas universidades portuguesas e estrangeiras. Orientou dissertações de mestrado e doutoramento e participou em numerosos júris de Mestrado, Doutoramento e Agregação em Portugal, França, Bélgica e Espanha.
Coordenou a rede REURB do Programa ALFA e participa noutras redes de investigação internacionais (Herodot, CCC).
Colaborou em projectos de investigação nacionais e internacionais sobre temas urbanos, designadamente habitação, estrutura comercial e resiliência, exclusão social, transformação de áreas centrais, regeneração urbana e produção do espaço.
Organizou o I Congresso da Geografia Portuguesa (1991) e tem participado na organização de outros Encontros científicos nacionais e internacionais na Universidade de Lisboa.
Desempenhou diversos cargos e tarefas de gestão universitária, desde 1974, bem como na Associação Portuguesa de Geógrafos.