Categoria: Investigador Associado

Formação académica: Doutoranda no 3º Ciclo de Estudos em Geografia, com especialização em Geografia Humana (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa, Out. 2010 – ).

Mestre em Geografia Humana (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2008).

Licenciada em Sociologia (Universidade da Beira Interior, 2003).

Grupo de investigaçãoMIGRARE

Email: sandra.silva@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Migrações e Mobilidade Humana; Exclusão Social; Segregação Espacial; Relações Interétnicas; Dinâmicas Demográficas

ORCID: 0000-0003-2598-0298

Sandra Silva

Sandra Silva é Investigadora Associada no Centro de Estudos Geográficos (CEG) do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL). Atualmente colabora como bolseira no projeto nacional P–RIDE Portugal: Integração Regional da Demografia e da Economia / Portugal: Regional Integration of Demography and Economy e como Co-coordenadora para Portugal do projeto europeu EWSI – European Web Site on Integration. Para além dessas funções é ainda estudante de doutoramento com a tese Geografia dos Afectos – Diáspora Portuguesa e Redes Transnacionais (Bolsa de Doutoramento FCT, SFRH/BD/81796/2011). Licenciada em Sociologia (2003) e Mestre em Geografia Humana (2008), Sandra começou a colaboração com o CEG em 2004, no Grupo de Investigação MIGRARE – Migrações, Espaços e Sociedades. Nos últimos catorze anos trabalhou em vários projetos nacionais e internacionais na área das migrações internacionais, abordando temas tão diversos tais como habitação, educação, saúde, segregação espacial, relações interétnicas e políticas europeias de integração. Publicou vários artigos, capítulos de livros e relatórios em que é autora ou coautora, tendo ainda editado um número especial de revista internacional e colaborado na edição de várias outras publicações. Adicionalmente adquiriu vasta experiência na organização de conferências e workshops, assim como de lecionação em diversas unidades curriculares.