Categoria: Investigador Colaborador

Formação académica: Doutoramento em Antropologia, na especialidade de Etnologia Portuguesa (Universidade Nova de Lisboa, 2011),Mestrado em Geografia e Planeamento Regional- Gestão do Território (Universidade Nova de Lisboa, 2000, Licenciatura em Antropologia (Universidade Nova de Lisboa,1994)

Grupo de investigaçãoZOE

Email: rita.castelbranco@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Educação Geográfica, Geografia das Crianças, Geografia Cultural, Antropologia e Saúde

ORCID: 0000-0002-9245-8347

Rita Castel Branco

Rita Cortes Castel’Branco nasceu em 1971 em Lisboa. O seu percurso e interesse académico tem-se construído  em diálogo entre a Antropologia e a Geografia. Foi professora de diversas disciplinas das áreas de Antropologia e Geografia,  numa Escola Superior de Educação em Lisboa, na qual orientou diversos Relatórios Finais e Projetos no âmbito dos cursos de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB e Mestrado “A Criança e as Artes”. Dado o seu interesse pelo estudo das representações espaciais e a construção de conceitosgeográficos em crianças em idade pré-escolar e escolar, atualmente desenvolve trabalho científico na área da Educação Geográfica tendente ao Pós-Doutoramento em Geografia e exerce funções de técnica superior no Departamento de Desenvolvimento Social E Programas da Segurança Social. Já exerceu funçõesde dirigente no ISS, IP,e foi técnica superior no CNPRP. Tem apresentado e estudado a problemática das doenças profissionais em Portugal. Representou Portugal, através do INE e ISS,IP, de 2000 a 2009 no Projeto Piloto EODS do Eurostat.