Categoria: Investigador Associado

Formação académica:
Desde setembro de 2018: Doutorando em Geografia, na área de especialização de Ensino da Geografia (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – Universidade de Lisboa);
2015 – 2017: Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – Universidade de Lisboa);
2012 – 2015: Licenciatura em Geografia – Perfil de História e Geografia (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – Universidade de Lisboa);
2007 – 2010: Licenciatura em Educação e Comunicação Multimédia (Escola Superior de Educação de Santarém – Instituto Politécnico de Santarém).

Grupo de investigaçãoZOE

Email: rcoscurao@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Educação Geográfica; Ensino da Geografia; Teoria e História da Geografia.

ORCID: 0000-0003-0814-0166

Docente do Ensino Básico e Secundário, com Habilitação Própria para o Grupo de Recrutamento 550 (Informática) e Habilitação Profissional para o Grupo de Recrutamento 420 (Geografia), tem lecionado disciplinas nas áreas da Geografia e das Tecnologias da Informação e da Comunicação, em contextos diversificados, no Ensino Público e no Ensino Particular. Para além do ensino e formação de jovens, tem-se dedicado à formação de adultos, desempenhando funções de formador em cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), em áreas de competência como Cidadania e Empregabilidade, Cidadania e Profissionalidade e Sociedade, Tecnologia e Ciência. É detentor de Certificado de Competências Pedagógicas de Formador, atribuído pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. No âmbito dos seus interesses de investigação, destacam-se as questões ligadas à Educação e ao Ensino, especialmente ao nível do cruzamento entre estas dimensões e a Geografia.