Categoria: Investigador Associado

Formação académica:

Grupo de investigação: ZEPHYRUS

Email: pedro-freitas@campus.ul.pt

Interesses de investigação: O grande chapéu que resume os meus atuais interesses de investigação, são as alterações climáticas. Neste grande chapéu exerço investigação relacionada com a degradação do permafrost. Assim, procuro desenvolver métodos, através do uso dos SIG e demais plataformas de Deteção Remota, capazes de responderem a questões científicas concretas e melhorarem o entendimento humano acerca de determinado processo físico.

ORCID: 0000-0003-0752-0490

Linkedin: www.linkedin.com/in/pedro-freitas-aa31a0105
Facebook: https://www.facebook.com/pedrostgcrew

Tenho uma licenciatura em Planeamento e Gestão do Território e sou candidato a mestre em SIG e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento no IGOT-UL. Fui o melhor aluno graduado da licenciatura no ano letivo 2015/2016, sendo que usufrui da isenção de propinas no primeiro ano de mestrado no Instituto. Sou um entusiasta por artes, cultura e urbanismo, sendo que procuro adquirir uma visão completa dos alicerces da sociedade. Motiva-me o estudo de temáticas relacionadas com o comprometimento do equilibro da vida humana tal como a conhecemos, entre as quais as alterações climáticas, insustentabilidade económica, social e ambiental, riscos, entre outras temáticas. Atualmente sou um recente investigador do CEG em temáticas relacionadas com as Ciências e Sistemas de Informação Geográfica e Deteção Remota, sobretudo no ramo da Física e pondero ingressar no doutoramento. Neste momento estou inserido em dois projetos de investigação, sendo eles, o Nunataryuk para o estudo da erosão costeira e adaptação socioeconómica no Ártico e o Shrubifly para a caracterização e monitorização de lagoas termocársicas e dos ecossistemas terrestres em áreas com termocarso.