Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: Doutoramento em Geografia e Planeamento Regional e Urbano (Universidade de Lisboa, 2011), Mestrado em SIG (Universidade Técnica de Lisboa, 2002), Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional (Universidade Nova de Lisboa, 1996).

Grupo de investigaçãoMOPT

Email: paulo@campus.ul.pt

Interesses de investigação: SIG, CIG, Modelação e Análise Espacial, Complexidade em Geografia, Geocomputação

ORCID: 0000-0002-3220-4943

Paulo Morgado Sousa

Paulo Morgado é um geógrafo com especialização em SIG e Geografia quantitativa, com destaque os domínios da Modelação e Análise espacial e da geocomputação. Foi com participação e responsabilidade de coordenação e também como consultor, que Paulo tem participado em projectos científicos internacionais (FP7, INTEREEG, COST) e nacionais (vários FCT, PNPOT, Observatório de indicadores da CCDRLVT, entre outros). É também neste domínios de investigação, que Paulo tem publicado artigos (revistas internacionais peer review e ISI, revistas nacionais) livros e capítulos em livros, e participado em diversas conferências nacionais e internacionais, quer como comunicador, quer como orador convidado. Nos últimos anos tem ainda orientado e co-orientado diversas teses de mestrado em SIG e modelação, e Gestão do Território e Urbanismo, quer pelo IGOT-ULisboa, quer noutras escolas. Foi também co-orientador de uma tese de doutoramento em Engenharia Florestal, pela Universidade de Rio Grande do Sul/Brasil e participado com arguente principal, em diversas teses de mestrado e doutoramento, sempre nos domínios da Ciência de Informação Geográfica e Modelação Espacial.