Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica:

Doutoramento em Geografia Humana (Universidade de Lisboa, 1999)
Mestrado em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local (Universidade de Lisboa, 1991)
Licenciatura em Geografia (Universidade de Lisboa, 1986)

Grupo de investigaçãoZOE

Email: mario.vale@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Geografia(s) Económica(s), Inovação e Dinâmicas Regionais, Estudos Regionais e Urbanos, Políticas de Desenvolvimento Territorial, Cidade-região e Planeamento

ORCID: 0000-0002-4548-2459

Mário Vale

Mário Vale é licenciado em Geografia, mestre em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa. É Professor Catedrático do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Foi Investigador Visitante no CURDS (Centre for Urban and Regional Development Studies), Universidade de Newcastle em 2006 e Fulbright Visiting Scholar no Departamento de Geografia da UCLA (University of California Los Angeles) em 2013. Atualmente, é Diretor do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e membro do Grupo de Investigação ZOE desta unidade.
Tem trabalhado no tópico de investigação das dinâmicas económicas urbanas e regionais, com especial ênfase nas regiões periféricas europeias, combinando as perspetivas institucional, evolutiva e crítica em geografia económica. A sua investigação tem sido enquadrada por diversos projectos de investigação nacionais e internacionais (4º, 5º e 6º Programas-Quadro, Gremi-T, ações integradas e FCT).
Foi Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos (2004-2008) e Vice-Presidente da Regional Studies Association (RSA) (2008-2011) e é atualmente FeRSA (Fellow of the RSA) e representante nacional da associação em Portugal.