Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: Doutoramento em Geografia Humana (Universidade de Lisboa, 2013)

Grupo de investigaçãoMIGRARE

Email: mjhortas@gmail.com

Interesses de investigação: Migrações, Exclusão Social, Educação e Imigração, Desenvolvimento Local, Didática da Geografia

ORCID: 0000-0002-3159-8362

Maria João Hortas

PhD em Geografia Humana, especialidade em Educação e Migrações. Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Lisboa, domínio científico de Ciências Sociais, onde desempenha funções docentes na formação inicial de professores no domínio da Geografia e das didáticas específicas do Conhecimento do Mundo, Estudo do Meio e História e Geografia, encontrando-se também envolvida na supervisão de estágios curriculares nos mestrados em Educação de Infância e Professores de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.

Tem desenvolvido a sua investigação no núcleo Migrare do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG). Tem participado em projectos nacionais e internacionais na temática das migrações, integração, e educação. A sua atividade investigativa direciona-se também para as metodologias de ensino da geografia e da educação para a cidadania na educação básica e na formação inicial de educadores/professores.