Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: PhD in Physical Geography (University of Lisbon, 1989)

Grupo de investigaçãoZEPHYRUS

Email: mjalcoforado@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Ambiente, Geografia Física, Climatologia histórica, Climatologia Aplicada, Climatologia Urbana

ORCID: 0000-0001-6648-1087

Outras ligações:

Página pessoal: http://clima.ul.pt/

Maria João Alcoforado

Resumo biográfico

Maria João Alcoforado (MJA) é investigadora no Centro de Estudos Geográficos (CEG), Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa. Foi coordenadora do núcleo de investigação CliMA até 2013 e é agora membro do grupo de investigação Zephyrus. MJA é Directora da revista editada pelo CEG – Finisterra – desde 2000.
MJA foi Professora Catedrática do IGOT (agora aposentada) e os seus principais temas de estudo são Ambiente, Geografia Física, Climatologia histórica e aplicada, climatologia urbana e biclimatologia. Coordenou diversos projectos de investigação, um deles ainda em curso (Klimhist). Participou em diversos trabalhos de climatologia aplicada ao ordenamento do território. MJA tem publicado em revistas nacionais e internais, livros e capítulos de livros, disponíveis em http://clima.ul.pt. MJA orienta de momento duas teses de doutoramento em temas de climatologia aplicada. Foi membro do Prémio Vautrin Lud de 2009 a 2014 e é membro de várias associações internacionais (IAUC, IGU, ISB, AIC). Participou em numerosos júris de doutoramento e de agregação, 6 dos quais no estrangeiro. É revisora científica de diversas revistas internacionais, tais como Climatic Change, The Holocene, Applied Geography, Climates of the Past, Theoretical and Applied Geography, Frontiers of Architectural Research, International Journal of Environmental Research and Public Health, International Journal of Climatology.