Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: Doutoramento em Geografia Humana (Universidade de Lisboa, 2002)

Grupo de investigaçãoMOPT, RISKAM

Email: margaridav@campus.ul.pt

Interesses de investigação: género, ambiente e ordenamento do território

ORCID: 0000-0001-6843-6861

Margarida Queirós

Margarida Queirós (margaridav@campus.ul.pt) é Professora Auxiliar do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da Universidade de Lisboa e investigadora efetiva do Centro de Estudos Geográficos (CEG), da Universidade de Lisboa. Desde 2016 é diretora da revista Finisterra, Revista Portuguesa de Geografia.

Desenvolve investigação sobre temas da igualdade de género, ambiente e ordenamento do território.  É membro da Rede de Estudos de Geografia, Género e Sexualidades Ibero Latino-americana (REGGSILA) e da RIDOT (Rede Ibero-americana de Ordenamento do Território).

Colaborou em diversos projetos nacionais e internacionais, como por exemplo, “Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território” (PNPOT); Estudo do Risco Sísmico e Tsunamis no Algarve (ERSTA);  ‘Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo’ (PROT OVT); ‘Estudo para indicadores de género nos domínios do ambiente e do território’ e ‘Guia para o mainstreaming de género’; ‘Políticas e medidas de promoção da igualdade e luta contra a discriminação nos municípios’; ‘Estudo para apoiar a implementação de medidas nacionais de política de igualdade a partir de uma perspectiva territorial’; ‘GenMob, Género e Mobilidade: desigualdade no espaço-tempo’ (GenMob, gender and mobility: space-time inequality – EEA Grants, PT07, 2nd Open Call) (http://genmob.ceg.ulisboa.pt/); ESPON ReSSI. Regional strategies for sustainable and inclusive territorial – Regional interplay and EU dialogue. Target Analysis Activity (https://www-test.espon.eu/programme/projects/espon-2020/targeted-analyses/targeted-analysis-ressi); Gearing Roles, Gender Equality Actions in Research Institutions to traNsform Gender ROLES (Horizon 2020, Topic: SwafS-09-2018-2019 Type of action: CSA)