Categoria: Investigador associado

Formação académica:
2014 – Licenciado em Geografia, pela universidade de Lisboa.
2016 – Mestre em Geografia Física e Ordenamento do Território, pela universidade de Lisboa.

Grupo de investigaçãoZEPHYRUS

Email:  marcelo.fernandes@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Ambientes de montanha das médias latitudes, Quaternário, geomorfologia, dinâmica glaciária e periglaciária

ORCID: 0000-0001-6840-4317

Tendo desenvolvido investigação em torno dos impactos da variabilidade e oscilação climáticas nos ambientes de montanha, estudou no quadro da tese de mestrado a evolução glaciária e pós-glaciária com base nos registos geomorfológicos e sedimentares, no alto vale do rio Garona (Pirenéus Centrais). Além disso, procedeu à reconstrução do recuo glaciário desde a Última Glaciação recorrendo à modelação de paleo-glaciares para cada fase de retrocesso. Mais recentemente dedicou-se à investigação da evolução dos ambientes de permafrost e periglaciários com base em unidades geomorfológicas nos Pirenéus Centrais. No presente, com apoio de uma bolsa de doutoramento FCT, trabalha com a utilização de novos métodos de datação absoluta para reconstruir cronologicamente a evolução glaciária e periglaciária do alto vale do rio Garona, assim como analisa a dinâmica geomorfológica atual nas partes mais altas desta área de estudo.
Tem desenvolvido também trabalho sobre outras áreas frias, como a Antártida Marítima e as Montanhas Cantábricas. É membro da International Permafrost Association, Permafrost Young Researchers Network, Association of Polar Early Career Scientists e da European Young Geographers Association.