Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: Doutoramento em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 2004), Mestrado em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 1994), Licenciatura em Geografia (Universidade de Lisboa, 1990).

Grupo de investigaçãoRISKAM, ZEPHYRUS

Email: mfragoso@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Alterações Climáticas, Variabilidade Climática, Hidroclimatologia, Climatologia Aplicada, Eventos Climáticos e Meteorológicos Extremos

ORCID: 0000-0001-7272-3089

Marcelo Fragoso é Professor Auxiliar no IGOT-UL – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação centram-se na Climatologia, Hidroclimatologia e estudo de eventos climáticos e meteorológicos extremos. O seu doutoramento incidiu no estudo climatológico das precipitações intensas no Sul de Portugal. Foi coordenador de um projecto (RAIDEN) sobre as trovoadas em Portugal e os seus impactes no território. No CEG tem participado em diferentes projectos de investigação no domínio da avaliação de perigosidades e riscos ambientais e colabora actualmente num projecto sobre o Clima de Portugal desde o Séc. XVII (Klimhist).