Nome: Marcelo Fragoso

Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: Doutoramento em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 2004), Mestrado em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 1994), Licenciatura em Geografia (Universidade de Lisboa, 1990).

Grupo de investigaçãoRISKAM

Email: mfragoso@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Alterações climáticas, Variabilidade climática, Hidroclimatologia, Climatologia Aplicada, Eventos climáticos e meteorológicos extremos

Marcelo Fragoso é Professor Auxiliar no IGOT-UL – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação centram-se na Climatologia, Hidroclimatologia e estudo de eventos climáticos e meteorológicos extremos. O seu doutoramento incidiu no estudo climatológico das precipitações intensas no Sul de Portugal. Foi coordenador de um projecto (RAIDEN) sobre as trovoadas em Portugal e os seus impactes no território. No CEG tem participado em diferentes projectos de investigação no domínio da avaliação de perigosidades e riscos ambientais e colabora actualmente num projecto sobre o Clima de Portugal desde o Séc. XVII (Klimhist).

Publicações relevantes

Sousa JF, Fragoso M, Mendes S, Corte-Real J, Santos JA (2013) Statistical-dynamical modeling of the cloud-to-ground lightning activity in Portugal, Atmospheric Research, 132-133: 46-64
Santos M, Fragoso M (2013) Precipitation variability in Northern Portugal: data homogeneity assessment and trends in extreme daily precipitation indices, Atmospheric Research, 131: 34-45
Fragoso M, Trigo RM, Pinto JG, Lopes SS, Lopes A, Ulbrich S, Magro C (2012) The 20 February Madeira flash-floods: synoptic analysis and extreme rainfall assessment, Natural Hazards and Earth System Sciences, 12: 3, 715-730
Santos JA, Reis M, Sousa J, Leite S, Correia S, Janeira M, Fragoso M (2012) Cloud-to-ground lightning in Portugal: Patterns and dynamical forcing, Natural Hazards and Earth System Sciences, 12: 3, 639-649.
Fragoso, M, Tildes Gomes P (2008) Classification of daily abundant rainfall patterns and associated large-scale atmospheric circulation types in Southern Portugal, International Journal of Climatology, 28: 4, 537-544

Projetos de investigação

2012-2015. Klimhist – Reconstrução e simulação do clima de Portugal a partir de fontes documentais e instrumentais do séc. XVII ao séc. XIX (PTDC/AAC-CLI/119078/2010, coordenado por Maria João Alcoforado). Financiado pela FCT.
2010-2013. RAIDEN – Descargas elétricas atmosféricas em Portugal: Padrões de variabilidade e impactos socioeconómicos (PTDC/CTE-ATM/101931/2008). Financiado pela FCT. Coordenador do projeto.
2010-2013 SECOA – Solutions for environmental contrasts in coastal areas (FP7-ENV-2009-1/Collaborative Project/Specific International Cooperation Action). Coordenação nacional de José Manuel Simões. Financiado pela União Europeia. Membro da equipa portuguesa do Workpackage 1.
2010-2013. DISASTER – Desastres naturais de origem hidro-geomorfológica em Portugal: base de dados SIG para apoio à decisão no ordenamento do território e planeamento de emergência (PTDC/CS-GEO/103231/2008, coordenado por José Luís Zêzere. Financiado pela FCT.
2008-2010 MapRisk – Metodologias de avaliação da perigosidade e risco de movimentos de vertente no âmbito dos Planos Municipais de Ordenamento do Território (PTDC/GEO/68227/2006, coordenado por José Luís Zêzere). Financiado pela FCT.