Categoria: Investigador Associado

Formação académica: Doutoramento em Geografia Humana/ Migração (2017 previsão de conclusão – Universidade de Lisboa), Especialização em Ciências de Comunicação/ Media e Jornalismo (2011 – Universidade Nova de Lisboa ), Mestrado em Comunicação e Indústrias Culturais (2005 – Universidade Católica de Lisboa), Licenciatura em Comunicação Social/ Jornalismo (1996 – Universidade Católica de Campinas/ São Paulo/ Brasil.

Grupo de investigaçãoMIGRARE

Email: julianaiorio@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Migrações, Mobilidade Estudantil Internacional, Educação, Ensino Superior Ciências da Comunicação, Media, Jornalismo, Brasil, Portugal

ORCID: 0000-0003-3606-2492

Outras ligações:
Google Scholar:  https://scholar.google.pt/citations?user=mDmyYf4AAAAJ&hl=pt-PT
De Gois:  http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8253320531045391
Researchgate:  https://www.researchgate.net/profile/Juliana_Iorio2
Academia.edu:  https://lisboa.academia.edu/JulianaIorio
Linkedin:  https://www.linkedin.com/in/julianaioriojornalista/
Facebook:  https://www.facebook.com/juioriobr/
Blog:  https://brasileportugal.blogspot.com/

Juliana Iorio

Resumo biográfico

Juliana Iorio nasceu a 13 de maio de 1974, em Campinas/ São Paulo/ Brasil. Viive em Portugal desde 2001, tendo adquirido, em 2010, a nacionalidade portuguesa.
Graduou-se em Comunicação Social – Jornalismo – pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/ São Paulo/ Brasil em 1996, concluiu o Mestrado em Comunicação e Indústrias Culturais pela Universidade Católica de Lisboa em 2005, e uma especialização em Estudos Avançados em Comunicação – Media e Jornalismo – pela Universidade Nova de Lisboa em 2011. A partir de então começou a trabalhar como Investigadora Científica para o Projeto THEMIS – Theorizing the Evolution of European Migration Systems – um projeto internacional que teve como parceiro em Portugal o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/ULisboa). Em 2013 iniciou o doutoramento em Geografia Humana – Migrações – no IGOT, onde estuda as “Trajetórias de Mobilidade Estudantil: estudantes brasileiros no ensino superior em Portugal”, sob a orientação da Profª. Maria Lucinda Fonseca, coorientação de Sónia Pereira, e financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em Portugal. Este projeto deverá estar concluído em 2018.
Trabalhou como jornalista para o Alto-Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural em Portugal (antigo ACIDI, atual ACM – Alto Comissariado para as Migrações) entre 2005 e 2009, e como jornalista freelancer para diversos órgãos de comunicação no Brasil e em Portugal, sendo membro da Associação para a Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP).