Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: Agregação em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 2010), Doutoramento em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 1998), Mestrado em Geografia Física e Regional (Universidade de Lisboa, 1988), Licenciatura em Geografia (Universidade de Lisboa, 1984)

Grupo de investigaçãoRISKAM

Email: zezere@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Instabilidade de Vertentes, Geomorfologia Aplicada, Perigosidade Geomorfológica, Análise Quantitativa de Risco, Risco Ambiental e Ordenamento do Território

ORCID: 0000-0002-3953-673X

José Luís Zêzere

Doutoramento em 1998 e Agregação em 2010 em Geografia Física pela Universidade de Lisboa. Professor Catedrático do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Investigador do Centro de Estudos Geográficos e coordenador do Grupo de Investigação “Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental” (RISKam). Vice-Presidente do CERG (European Centre on Geomorphological Hazards), do Conselho da Europa; Membro da Commission on Hazards and Risks, da International Geographical Union; Membro regular da European Geosciences Union. Coordenador dos projectos de investigação MapRisk – Methodologies for assessing landslide hazard and risk applied to municipal planning (2008-11) e DISASTER – GIS database on hydro-geomorphologic disasters in Portugal: a tool for environmental management and emergency planning (2010-13). Coordenador das equipas de Riscos e Protecção Civil na elaboração dos Planos Regionais de Ordenamento do Território (PROT) do Oeste e Vale do Tejo e Área Metropolitana de Lisboa. Autor/Coautor de 29 artigos indexados no ISI web of science; Índice h = 10.