Nome: José Luís Zêzere

Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: Agregação em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 2010), Doutoramento em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 1998), Mestrado em Geografia Física e Regional (Universidade de Lisboa, 1988), Licenciatura em Geografia (Universidade de Lisboa, 1984)

Grupo de investigaçãoRISKAM

Email: zezere@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Instabilidade de Vertentes, Geomorfologia Aplicada, Perigosidade Geomorfológica, Análise Quantitativa de Risco, Risco Ambiental e Ordenamento do Território

Doutoramento em 1998 e Agregação em 2010 em Geografia Física pela Universidade de Lisboa. Professor Catedrático do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Investigador do Centro de Estudos Geográficos e coordenador do Grupo de Investigação “Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental” (RISKam). Vice-Presidente do CERG (European Centre on Geomorphological Hazards), do Conselho da Europa; Membro da Commission on Hazards and Risks, da International Geographical Union; Membro regular da European Geosciences Union. Coordenador dos projectos de investigação MapRisk – Methodologies for assessing landslide hazard and risk applied to municipal planning (2008-11) e DISASTER – GIS database on hydro-geomorphologic disasters in Portugal: a tool for environmental management and emergency planning (2010-13). Coordenador das equipas de Riscos e Protecção Civil na elaboração dos Planos Regionais de Ordenamento do Território (PROT) do Oeste e Vale do Tejo e Área Metropolitana de Lisboa. Autor/Coautor de 29 artigos indexados no ISI web of science; Índice h = 10.

Publicações relevantes

Zêzere, J.L.; Pereira, S.; Tavares, A.O.; Bateira, C.; Trigo, R.M.; Quaresma, I.; Santos, P.P.; Santos, M.; Verde, J. (2014) – DISASTER: a GIS database on hydro-geomorphologic disasters in Portugal. Natural Hazards, 72, p.503-532. DOI: 10.1007/s11069-013-1018-y.
Zêzere, J.L.; Vaz, T.; Pereira, S.; Oliveira, S.C.; Marques, R.; Garcia, R. (2014) – Rainfall thresholds for landslide activity in Portugal: a state of the art. Environmental Earth Sciences, DOI: 10.1007/s12665-014-3672-0
Zêzere, J.L.; Garcia, R.A.C.; Oliveira, S.C.; Reis, E. (2008) – Probabilistic landslide risk analysis considering direct costs in the area north of Lisbon (Portugal). Geomorphology, 94, 3-4, Elsevier, p.467-495. DOI: 10.1016/j.geomorph. 2006.10.040
Zêzere, J.L.; Trigo, R.; Trigo, I. (2005) – Shallow and deep landslides induced by rainfall in the Lisbon region (Portugal): assessment of relationships with the North Atlantic Oscillation. Natural Hazards and Earth System Sciences, 5, European Geosciences Union, p.331-344.
Zêzere, J.L.; Reis, E.; Garcia, R.; Oliveira, S.; Rodrigues, M.L.; Vieira, G.; Ferreira, A.B. (2004) – Integration of spatial and temporal data for the definition of different landslide hazard scenarios in the area north of Lisbon (Portugal). Natural Hazards and Earth System Sciences, vol. 4, European Geosciences Union, p.133-146.

Projetos de investigação

2010-13: DISASTER – Desastres naturais de origem hidro-geomorfológica em Portugal: base de dados SIG para apoio à decisão no ordenamento do território e planeamento de emergência (PTDC/CS-GEO/103231/2008), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (Coordenador do Projeto)

2008-10: MapRisk – Metodologias de avaliação da perigosidade e risco de movimentos de vertente no âmbito dos Planos Municipais de Ordenamento do Território (PTDC/GEO/68227/2006), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (Coordenador do Projeto)

2012-14: Pan-European and nation-wide landslide susceptibility assessment, European Centre on Geomorphological Hazards (C.E.R.G.), European and Mediterranean Major Hazards Agreement (EUR-OPA), European Council (Coordenador da equipa portuguesa).

2009-12: Développement d’Outils pour le Suivi des Mouvements de Sols dans le but d’aider au développement durable de la région SUDOE (DO-SMS- SOE1/P2/F157), Interreg IV B SUDOE (Coordenador da equipa portuguesa).

2001-04: Assessment of Landslide Risk and Mitigation in Mountain Areas, ALARM (Contract EVG1-CT-2001-00038), Energy, Environment and Sustainable Development Programme of the European Commission (Membro da equipa; Coordenador do Workpackage 3 – Landslide Susceptibility, Hazard Assessment and Zonation).

Outros

Coordenador de 3 bolseiros FCT de Pós-doutoramento. Supervisor de 7 teses de doutoramento e 17 dissertações de mestrado concluídas.
Revisor científico das seguintes revistas científicas internacionais: Natural Hazards, Journal of the International Society for the Prevention and Mitigation of Natural Hazards (Springer); Geomorphology (Elsevier); Natural Hazards and Earth System Sciences (European Geosciences Union); Landslides, Journal of International Consortium on Landslides (Springer); Physics and Chemistry of the Earth (Elsevier), Risk Analysis, Society for Risk Analysis (Wiley) and Science of the Total Environment (Elsevier).