Categoria: Investigador Colaborador

Formação académica: Título de Agregado em Geografia e Planeamento Territorial (Universidade Nova de Lisboa, 2012), Doutoramento em Geografia e Planeamento Regional, (Universidade Nova de Lisboa, 1997), Mestrado em Planeamento Regional e Urbano (Universidade Técnica de Lisboa, 1987), Licenciatura em Geografia (Universidade de Lisboa, 1982)

Grupo de investigaçãoTERRITUR

Email: jorge.umbelino.pt@gmail.com | jorge.umbelino@eshte.pt

Interesses de investigação: Turismo, Turismo Acessível, Lazer, Planeamento Territorial, Planeamento Turístico

ORCID: 0000-0003-2453-8692

Jorge Umbelino

Professor da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e no passado da Universidade Nova de Lisboa, Instituto Superior de Línguas e Administração e Instituto Superior de Novas Profissões. Professor em várias Universidades Portuguesas, nomeadamente nas Universidades de Coimbra, Lisboa e Algarve e na Universidad Autónoma de Madrid. Tem uma presença regular como Orientador Científico de Teses de Doutoramento e de Dissertações de Mestrado, bem como membro do júri em provas académicas.

Investigador do Centro de Estudos Geográficos / TERRITUR (Universidade de Lisboa) e membro associado do Centro de Estudos de Turismo (CESTUR / ESHTE). Apresentou cerca de 120 comunicações orais em congressos e outras reuniões científicas e profissionais, e publicou cinco livros e cinco capítulos de livros, bem como oito livros didáticos para o ensino básico e secundário, 45 artigos científicos (revistas, atas) e 14 artigos em jornais e revistas.

Fora da vida académica, teve a oportunidade de ser membro da Comisión de Estudos de Turismo da Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas (2012/15), Presidente da Comissão Técnica de Turismo (CT 144), integrada no Sistema Português de Qualidade (2008/11), Membro do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, IP (2007/10), Presidente do Instituto de Formação Turística (2005/07) e Subdiretor-Geral da Direção-Geral do Turismo (2001/02)