Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica:
Doutoramento em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 2005)
Mestrado em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 1995)
Licenciatura em Geografia (Universidade de Lisboa, 1993)

Grupo de investigaçãoSLIF

Email: jorgetrd@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Dinâmica Costeira; Riscos Costeiros; Evolução Litoral; Dinâmica Sedimentar; GIZC

ORCID: 0000-0001-5610-5942

Página pessoal http://slif.ulisboa.pt/jorge-trindade.html

Jorge Trindade

Desde 2000 que incorpora o corpo de investigadores do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG/UL), estando envolvido nas atividades do Grupo de Investigação SLIF, do qual é coordenador desde 2015.
Interessado nos temas da Geografia Física, da Dinâmica Costeira e do Ordenamento do Espaço Litoral, tem apostado na investigação operacional quer no âmbito da dissertação de mestrado e da tese de doutoramento, quer enquanto investigador em projetos de IC&DT ou estudos contratados.
Salientam-se as temáticas da dissertação de Mestrado e da tese de Doutoramento que espelham os temas desenvolvidos em grande parte da investigação. Em 2001, apresentou a dissertação Evolução geomorfológica do sector terminal da bacia do Rio Alcabrichel (A-dos-Cunhados — Praia de Porto Novo), incidindo sobre a dinâmica quaternária de vertentes e fundos de vale no litoral estremenho e incluindo o modelo evolutivo quaternário da rede de drenagem e do Sítio Arqueológico de Toledo. Em 2010, os trabalhos de Doutoramento incidiram sobre o estudo da dinâmica atual de praias expostas no mesmo sector litoral estremenho, incluindo a monitorização topográfica e sedimentar, com recurso a modelação espacial e a modelação de processos físicos, para previsão do seu comportamento em situações extremas, com a avaliação e zonamento da suscetibilidade à inundação e à erosão.
Atualmente, orienta vários trabalhos de Doutoramento e de Mestrado em Portugal, no Brasil e em Moçambique, coordenando bolseiros de projetos financiados.