Nome: Jorge Malheiros

Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica:

Doutoramento em Geografia Humana (Universidade de Lisboa, 2001)

Mestrado em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local (Universidade de Lisboa, 1993)

Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional e Local (Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa)

Grupo de investigaçãoZOE, MIGRARE

Email: jmalheiros@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Migrações internacionais, segregação, habitação, geografia social crítica, Estudos Urbanos

Geógrafo, Investigador do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, onde também desempenha as funções de professor associado (docência de disciplinas de licenciatura e mestrado nos domínios da Teoria da Geografia, das Metodologias, da Geografia Social, das Migrações e da Geopolítica). Tem também orientado e discutido teses de doutoramento nestes domínios.

Desenvolve investigação nas áreas dos estudos sociais urbanos e das migrações internacionais, com destaque para a integração dos imigrantes, as dinâmicas demográficas, as relações de género, os problemas da habitação e da segregação e as relações fronteiriças e transnacionais.

Publicou diversos trabalhos em Portugal e no estrangeiro e participou e coordenou projectos no domínio das migrações, da integração, da exclusão social e da habitação, sendo membro do comité editorial do IMISCOE-Amsterdam University Press/Springer (Migration) e correspondente português do SOPEMI–OCDE.

Ex-Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos (2002 e 2004). Vice-presidente da Associação Portuguesa de Demografia (2013-presente), membro da direcção do Centro de Estudo Geográficos – 2014-presente

Publicações relevantes

Após 2010

2014, “Can stigma become a resource? The mobilisation of aesthetic–corporal capital by female immigrant entrepreneurs from Brazil”. Identities – Global Studies in Culture and Power, http://dx.doi.org/10.1080/1070289X.2014.950970 (com Beatriz Padilla).

2013, ‘Neighbourhood integration, social relations and participation in European multi-ethnic cities’. Finisterra, XLVIII, (96), 2013, pp.109-135 (com Rui de Carvalho e Luís Mendes).

2012, “Immigrants’ Residential Mobility, Socio-ethnic Desegregation Trends and the Metropolises Fragmentation Thesis: the Lisbon example” in Finney, N. e Catney, G. (eds.), Minority Internal Migration in Europe. Farham, Surrey, Ashgate, pp.65-88.

2012, Diagnóstico da Situação da População Imigrante em Portugal: características, problemas e potencialidades. ACIDI, Lisboa. (Coord. com Alina Esteves).

2012, “Framing the Iberian model of labour migration” in Okolski, M. European Immigrations: Trends, Structures and Policy Implications. Amesterdão, Amsterdam University Press, pp. 159-178.

2010 – “De-Segregation, Peripheralisation and the Social Exclusion of Immigrants: Southern European Cities in the 1990s”. Journal of Ethnic and Migration Studies, vol.. 36, nº 2, February 2010, pp.227-256 (com Sónia Arbaci).

Projetos de investigação

– Projecto REHURB (Regeneração e Regeneração Urbana) do Centro de Estudos Geográficos (Financiamento FCT) (2010-2013) – Coordenador Geral.
– Projecto “Características, Problemas e Potencialidades dos imigrantes para Portugal, as regiões e os municípios portugueses” – Centro de Estudos Geográficos para o ACIDI (2010-2012) – Coordenador Geral.
– Projecto BELTS-W (Brazilian Entrepreneurial Links and Transnational Strategies – Women) do Centro de Estudos Geográficos (Financiamento FCT) (2010-2013) – Coordenador Geral
– Examination and Evaluation of Good Practices in the Promotion of Ethnic Minority Entrepreneurs to EU DG Enterprise. Coordenação Geral de FACET/IMES (2007) (University of Amsterdam – Jan Rath and Mies van Niewkerk). Coordenação Regional dos paises da Europa do Sul (com Catarina Oliveira).
– Projecto Recomposições dos Espaços Periféricos em Mutação (Recompositions of Changing Peripheral Spaces) (cooperação bilateral Franco-Portuguesa – Universidade de Lisboa – Université de Bordeaux) (2005-2006). Coordenação da equipa portuguesa.

Outros

Supervisão de doutoramentos (Teses concluídas)

André Carmo – O urbano, a política e as artes: geografia(s) do teatro do oprimido. Dout. Geografia. IGOT-Univ.Lisboa -2014

José da Costa Ramos – Sem Rima Nem Razão – diáspora, espaço público e sociedade do conhecimento – Qual pode ser o papel da Internet a vida de um migrante a quem é negado um lugar no mundo? Dout. Geografia. IGOT-Univ. Lisboa -2014