Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica:

Doutoramento em Geografia Humana (Universidade de Lisboa, 2001)

Mestrado em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local (Universidade de Lisboa, 1993)

Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional e Local (Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa)

Grupo de investigaçãoZOE, MIGRARE

Email: jmalheiros@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Migrações Internacionais, Segregação, Habitação, Geografia Social Crítica, Estudos Urbanos

ORCID: 0000-0002-0976-044X

Jorge Malheiros

Geógrafo, Investigador do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, onde também desempenha as funções de professor associado (docência de disciplinas de licenciatura e mestrado nos domínios da Teoria da Geografia, das Metodologias, da Geografia Social, das Migrações e da Geopolítica). Tem também orientado e discutido teses de doutoramento nestes domínios.

Desenvolve investigação nas áreas dos estudos sociais urbanos e das migrações internacionais, com destaque para a integração dos imigrantes, as dinâmicas demográficas, as relações de género, os problemas da habitação e da segregação e as relações fronteiriças e transnacionais.

Publicou diversos trabalhos em Portugal e no estrangeiro e participou e coordenou projectos no domínio das migrações, da integração, da exclusão social e da habitação, sendo membro do comité editorial do IMISCOE-Amsterdam University Press/Springer (Migration) e correspondente português do SOPEMI–OCDE.

Ex-Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos (2002 e 2004). Vice-presidente da Associação Portuguesa de Demografia (2013-presente), membro da direcção do Centro de Estudo Geográficos – 2014-presente