Categoria: Investigador Associado

Formação académica: Mestrado em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 2009)

Grupo de investigaçãoRISKAM

Email: joaoverde@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Risco, Incêndios Rurais, Modelação Espacial, Gestão do Território

ORCID: 0000-0001-9411-1905

Página pessoal: http://www.joaoverde.eu/

João Verde

João Carlos Verde (n. Viana do Castelo, 1976) é Doutorando em Geografia Física, e Mestre em Geografia Física, Riscos e Recursos Ambientais desde 2009, pela Universidade de Lisboa. Realiza investigação académica no núcleo RISKam. Exerceu funções técnicas e de coordenação para a Autoridade Florestal Nacional (2006-2009), e de Adjunto de Operações Nacional ao Comando Nacional de Operações de Socorro, da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Integrou a equipa de projecto da proposta técnica do Plano Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios entre 2004 e 2005.
Obteve formação no quadro do Mecanismo Europeu de Protecção Civil, realizando os cursos “Community Mechanism Induction Course” e “Operational Management Course” em 2010, e “Assessment Mission Course” e “High Level Coordination Course” em 2012.
Tem ainda comunicações e publicações científicas, destacando-se a participação em assembleias gerais da European Geosciences Union, onde apresentou resultados em matéria de avaliação de perigosidade de incêndio florestal, publicando, sobre o mesmo tema, na revista Natural Hazards and Earth System Sciences. Em Portugal, tem dissertado sobre a avaliação de risco de incêndio florestal e a sua aplicação a domínios como a gestão do território e a implementação de técnicas de priorização da prevenção e supressão de incêndios.
Participou, ainda, no projecto DISASTER, base-de-dados de desastres de origem hidro-geomorfológica em Portugal Continental.