Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica:

Doutoramento em Ensino da Geografia(Universidade de Lisboa, 2010)
Mestrado em Geografia Humana (Universidade de Lisboa, 2002)
Licenciatura em Geografia – Ramo de Formação Educacional (Universidade de Lisboa, 1990)
Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional e Local (Universidade de Lisboa, 1988)

Grupo de investigaçãoZOE

Email: me@campus.ul.pt

Interesses de investigação: educação geográfica, formação de professores, cidades e urbanismo, geopolitica, geografia escolar

ORCID: 0000-0003-0091-5692

Helena Esteves

Maria Helena Esteves é docente no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa desde 2001. É licenciada em Geografia – Ramo de Formação Educacional (1990) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Geografia Humana – Área de Especialização em Educação Ambiental (2002) pela Universidade de Lisboa e doutorada em Geografia – Especialização em Ensino da Geografia desde 2010, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Possui também uma pós-graduação em Educação: Supervisão e Orientação Pedagógica (1995) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e outra em Estudos Orientais (2007) pelo Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa. Antes de entrar na academia foi professora de Geografia em duas escolas secundárias e esteve também envolvida na formação inicial de professores. Os seus interesses de investigação são: Educação Geográfica, Formação Inicial e Contínua de Professores, Educação para a Cidadania, Desenvolvimento Sustentável, Estudos Urbanos, Geografia Regional e Estudos de Género na Educação. É autora de cerca de 30 artigos científicos publicados em revistas académicas e em atas de conferências com arbitragem científica. Foi membro da rede Comenius Tissente (2006 – 2009, fez parte do projecto “Metas de Aprendizagem” do Ministério da Educação (2010/2011) e do Projeto CHiSE (2013/2014).